Notícias

Prefeitura realiza 1º Simpósio de Gestão Pública do Triângulo e Vale do Paranaíba

Evento teve painéis e palestras com foco nas atividades de controladoria, ouvidoria e transparência para aprimoramento da gestão pública
13 de novembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

prefeito Odelmo Leão abriu, na manhã desta quarta-feira (13), no auditório do Centro Administrativo Municipal, o 1º Simpósio de Gestão Pública do Triângulo e Vale do Paranaíba: Diretrizes para Integridade Pública Municipal. Foram aproximadamente 160 inscritos, dentre eles prefeitos e representantes de cidades como Santa Vitória, Cascalho Rico, Canápolis, Araporã, Água Comprida e Ipiaçu.

O simpósio é uma realização das prefeituras de Uberlândia e Santa Vitória e conta ainda com a parceria da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap) e da Controladoria Geral da União (CGU).

O evento tem o objetivo de fortalecer a transparência pública e participação social na elaboração de políticas públicas, além de ressaltar a importância do controle interno na eficácia das gestões municipais. Por meio de painéis e palestras, o simpósio busca ainda promover a troca de experiências entre controladorias de diferentes municípios de modo a atualizar informações e possibilitar que os municípios estejam adequados às normas de controle e transparência.

Foto: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Na oportunidade, o prefeito Odelmo Leão salientou que as atividades visam fomentar o fortalecimento do controle interno em organizações públicas municipais. “Se nós realizássemos mais eventos como esse, evitaríamos erros por falta de informação e orientação. São milhares de leis que se transformam a cada minuto, a cada dia. Essas informações, principalmente na maioria das prefeituras, não chegam a tempo. A CGU deve ser parceira, orientadora para aprimorarmos nossos serviços ao nosso povo”, afirmou.

Na primeira apresentação, o superintendente da Controladoria Geral da União (CGU) em Minas Gerais, Breno Barbosa, abordou os desafios para promoção da integridade pública. Na parte da tarde, o especialista em gestão empresarial e ex-subcontrolador da Controladoria Geral de Minas Gerais, Márcio Almeida vai falar sobre o controle interno como instrumento da boa governança. Logo depois, será a vez de Isabella Sander, também integrante da CGU, explanar sobre a ouvidoria como ferramenta para boa gestão pública. Por fim, o auditor federal de finanças e controle da CGU, Vagner Cunha, vai ministrar uma palestra sobre a gestão de riscos em licitações e contratos.

Para o superintendente Breno Barbosa, é muito importante discutir essas pautas na atualidade, pois o país vive momento de mudanças, de novos entendimentos. “Espero que saiamos daqui com a certeza de que o caminho para o aperfeiçoamento da gestão pública é a implementação da integridade e de mecanismos que a gente já tem hoje nas diversas leis vigentes em nosso país”, disse.

Foto: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

O prefeito de Santa Vitória, Salim Curi, destacou que a gestão de um município deve ser feita de forma séria e transparente e o controle interno é uma ferramenta fundamental nesse processo. “Ele nos fornece segurança e orientação nos passos a serem efetuados para cumprimento das legislações e exigências dos órgãos de fiscalização. Vejo que é muito importante para que os gestores terem suas controladorias atuantes para auxiliar no cumprimento das metas, oferecendo a tranquilidade de que a administração vem sendo executada da melhor forma possíel evitando erros, falhas e atos ilícitos. Enfim, colaborando para a transparência”, destacou.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também