Notícias

Tem início segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo

Jovens de 20 a 29 anos com esquema incompleto de vacinação devem procurar as unidades de saúde
18 de novembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou nesta segunda-feira (18). Voltada para jovens de 20 e 29 anos com esquema de imunização da tríplice viral (que protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola) incompleto, a mobilização segue até o dia 30 de novembro. Durante esse período, a Secretaria Municipal de Saúde adotará uma série de ações em toda a cidade a fim de facilitar o acesso à imunização.  A vacinação é a única forma de prevenir o sarampo, doença viral grave com altíssimo potencial de transmissão.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização, Cláubia Oliveira, a campanha vem para rastrear o cartão de vacina dessas pessoas, uma vez que esse público-alvo é o de maior incidência nos casos de sarampo registrado no país.

“Atualmente, o adulto de 20 até 29 anos deve ter registrado no cartão duas doses da vacina contra o sarampo após alteração feita pelo Ministério da Saúde, que aconteceu em 2017. Como é uma mudança recente, muitos adultos desta faixa etária têm apenas uma dose, o que não assegura a proteção contra o vírus. Com a campanha, queremos verificar o cartão dessas pessoas e garantir que estão protegidas”, explicou.

Mobilização nas faculdades

Além das 74 salas de vacinas disponíveis em toda a cidade (veja os horário de funcionamento abaixo), o Programa Municipal de Imunização fez uma parceria com as faculdades particulares e com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A mobilização nas instituições de ensino superior acontecerá de 25 a 29 de novembro.

As faculdades particulares realizarão a vacinação neste período, de acordo com o cronograma específico de cada uma. Já na UFU, a imunização será nos cinco dias em todos os campi.

“Para esta fase da campanha, optamos por levar a vacina a locais estratégicos e que têm maior concentração de pessoas com essa faixa etária. Sabemos que muitos conciliam trabalho e estudo e acabam ficando sem tempo para cuidar da saúde. Então, ter a vacinação na faculdade é uma comodidade que estamos oferecendo para que todos verifiquem seu cartão de vacina”, pontuou a coordenadora.  

Dia D

A mobilização nacional acontecerá no dia 30, sábado, que é o último dia da campanha. Para atender toda a população que faz parte do público-alvo, o Programa Municipal de Imunização ampliou o local de atendimento.

Além das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Luizote, Martins, Pampulha, Planalto Roosevelt e Tibery, que estarão abertas das 8h às 20h, a vacinação também acontecerá no Parque do Sabiá, das 8h às 17h. “Estamos levando nossas equipes para locais estratégicos e em horário estendido de atendimento. Não tem desculpa para não vacinar. O que não podemos ter são pessoas com sarampo, sendo que existe a proteção, que é vacina”, finalizou a coordenadora. 

Confira os locais de vacinação  

Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) Segunda a sexta-feira 7h30 às 16h30
Unidades Básicas de Saúde (UBS) – bairros Jaraguá, Custódio Pereira, Guarani, Patrimônio, N.Sra. das Graças, Dona Zulmira e Santa Rosa.
Segunda a sexta-feira 7h30 às 18h30
* UBS do Tocantins e Brasil – 7h30 às 20h
Unidade de Atendimento Integrado (UAI) – bairros Luizote, Martins, Pampulha, Planalto Roosevelt e Tibery Segunda a sexta-feira 7h30 às 20h
* No Dia D (30) atendimento será das 8h às 20h

A lista com o endereço de todas as unidades de saúde está disponível aqui. 

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load