Nesta quarta-feira (20), estudantes dos cursos de engenharia da Faculdade Pitágoras de Uberlândia visitaram a obra da Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Branco. Eles conheceram as estruturas que compõem o Sistema Capim Branco, como Calha Parshal, Floculadores, Filtros, Captação de Água Bruta, Caixa de Transição, entre outros. As obras estão em fase avançada com a parte civil praticamente concluída e os trabalhos seguem na montagem dos equipamentos.
Para o professor de engenharia civil, Ricardo Fonseca, responsável por acompanhar os alunos a visita, atividades como esta contribuem com experiências fora da sala de aula. “Essa visita possibilita que os alunos saiam um pouco dos exercícios e da parte teóricas. Vivenciar a obra é totalmente diferente do que estudamos na sala”, destacou.
A estudante Daniela Gomes, conta que a grandiosidade da obra foi o que mais a impressionou. “A proporção é totalmente diferente do que vimos em sala de aula, é muito maior e real. Conseguimos aplicar as práticas que estudamos anteriormente e até concordar ou discordar com algumas coisas”, ressaltou.
Foto: Divulgação
Segundo a Coordenadora de projetos de educação ambiental, Thainá Ferreira, “os universitários presenciaram na prática, a construção, planejamento e desenvolvimento de uma obra de saneamento público municipal e aprenderam detalhes sobre a diferenciação de válvulas, tubulações, sistema de bombeamento e revestimento dos tanques, entre outros”.
Água Vida
As visitas ao Sistema Capim Branco integram uma das ações do Projeto Social Água Vida, que propõe melhorias na qualidade de vida para a população. Desde o início do ano, integrantes do projeto têm se reunido com moradores dos bairros e comunidades rurais para o desenvolvimento de iniciativas de cunho social, levando benefícios para a comunidade.
Capim Branco
O sistema começou a ser idealizado em 1995, sendo retomado e financiado em 2012. As obras seguem em estágio avançado com a parte civil praticamente concluída. O investimento da primeira etapa, cuja previsão de entrega é em 2020, será de aproximadamente R$ 336 milhões, financiados e repassados em parcelas pela Caixa conforme o andamento dos trabalhos.