Notícias

Sistema Capim Branco recebe visita de estudantes de engenharia

Iniciativa integra atividades do Projeto Social Água Vida
20 de novembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Comunicação Dmae

Nesta quarta-feira (20), estudantes dos cursos de engenharia da Faculdade Pitágoras de Uberlândia visitaram a obra da Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Branco. Eles conheceram as estruturas que compõem o Sistema Capim Branco, como Calha Parshal, Floculadores, Filtros, Captação de Água Bruta, Caixa de Transição, entre outros.  As obras estão em fase avançada com a parte civil praticamente concluída e os trabalhos seguem na montagem dos equipamentos.

Para o professor de engenharia civil, Ricardo Fonseca, responsável por acompanhar os alunos a visita, atividades como esta contribuem com experiências fora da sala de aula. “Essa visita possibilita que os alunos saiam um pouco dos exercícios e da parte teóricas. Vivenciar a obra é totalmente diferente do que estudamos na sala”, destacou.

A estudante Daniela Gomes, conta que a grandiosidade da obra foi o que mais a impressionou. “A proporção é totalmente diferente do que vimos em sala de aula, é muito maior e real. Conseguimos aplicar as práticas que estudamos anteriormente e até concordar ou discordar com algumas coisas”, ressaltou.

 Foto: Divulgação

A coordenadora do Programa Escola Água Cidadã (Peac), Thainá Ferreira, explica que os universitários tiveram a oportunidade de conhecer uma das maiores obras de saneamento do país. “Eles presenciaram na prática, a construção, planejamento e desenvolvimento de uma obra de saneamento público municipal e aprenderam detalhes sobre a diferenciação de válvulas, tubulações, sistema de bombeamento e revestimento dos tanques, entre outros”, pontuou.

Água Vida

As visitas ao Sistema Capim Branco integram uma das ações do Projeto Social Água Vida, que propõe melhorias na qualidade de vida para a população. Desde o início do ano, integrantes do projeto têm se reunido com moradores dos bairros e comunidades rurais para o desenvolvimento de iniciativas de cunho social, levando benefícios para a comunidade.

Capim Branco

O sistema começou a ser idealizado em 1995, sendo retomado e financiado em 2012, durante o segundo mandato do prefeito Odelmo Leão. As obras seguem em estágio avançado com a parte civil praticamente concluída. O investimento da primeira etapa, cuja previsão de entrega é em 2020, será de aproximadamente R$ 336 milhões, financiados e repassados em parcelas pela Caixa conforme o andamento dos trabalhos.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também