Notícias

Programa Buriti faz mais de 60 mil metros de cerca linear em 2019

Ações incluem recuperação de áreas de nascentes, construção de barraginhas e readequação nas estradas rurais
21 de novembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Programa Buriti do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) já construiu mais de 60 mil metros de cerca linear em 22 propriedades de janeiro a outubro deste ano. Também foram realizadas 1.500 horas-máquina de trabalho em sete propriedades. Nessas áreas, foram feitas construção de barraginhas, terraceamento, curva de nível e readequação de estradas vicinais. As ações integram o processo de recuperação e adequação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e entorno, perfazendo 564 hectares.

Uma das propriedades atendidas foi a Fazenda Nova Esperança, no distrito de Tapuirama. No local, foram feitas 12 barraginhas, 5 km de readequação de estradas e 3,5 hectares de terraceamento. O responsável pela propriedade, Leandro Ceruzzi, destacou as ações das equipes do Dmae na melhoria das estradas e na prevenção a erosões. “O trabalho é muito bom para o produtor e para o meio ambiente. A equipe é bem técnica”, afirmou.

De acordo com o supervisor do Programa Buriti, Masterson Ferreira, a importância das ações vai além do abastecimento de água para Uberlândia, uma vez que a preservação das nascentes é um benefício ambiental para toda a sociedade. “Com este trabalho, o Dmae auxilia na proteção das APPs, nos aspectos técnicos e financeiros, uma vez que os custos das ações são bancados pela autarquia. Cabe ao produtor fazer a manutenção da cerca e das áreas de preservação”, explicou.

Desde o início de novembro, o Buriti está realizando a segunda manutenção no plantio, feito em janeiro, de 63.960 mudas. Também está programado o plantio de mais 36 mil mudas para o mês de dezembro.

Programa Buriti

O Programa Buriti atua na preservação e recuperação das nascentes nas bacias do Ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari. Desde a sua implantação, já foram realizados mais de 514.125 mil metros lineares de cerca e mais de 355.618 mil mudas plantadas.

Para se cadastrar e receber os benefícios, basta entrar em contato com o Dmae por meio de mensagem no Facebook, pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo telefone 3233-2564.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também