Notícias

Manutenção de estradas vicinais já é recorde em 2019

Desde 2017, Prefeitura de Uberlândia já recuperou mais de 5,6 mil km de vias rurais
22 de novembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Em ritmo intenso, os trabalhos de manutenção das estradas vicinais de Uberlândia tiveram volume recorde em 2019. Desde janeiro deste ano, mais de 2 mil km de vias rurais receberam intervenções. O trabalho desde 2017 traz como resultado mais de 5,6 mil km de vias recuperadas pela Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos.

Os serviços incluem patrolamento, terraplanagem, encascalhamento e drenagem. Além disso, a pasta também atendeu os moradores da zona rural com execução, reforma, encabeçamento e demolição de pontes e mata-burros.

Os trabalhos beneficiam as proximidades dos quatro distritos (Martinésia, Cruzeiro dos Peixotos, Miraporanga e Tapuirama), sem contar comunidades como Água Limpa, Babilônia, Barra do Tijuco, Bom Jardim, Cabaçal, Capela dos Martins, Cruz Branca, Douradinho, Martinésia, Morada Nova, Olhos d’água, Rio das Pedras, Sobradinho, Sucupira, Tenda dos Morenos, Terra Branca, Usina dos Martins, Xapetuba, entre outras.

Manutenção de estradas vicinais já é recorde em 2019 1

Na estrutura para trabalho, são empregados seis motoniveladoras, duas carregadeiras, uma retroescavadeira, dois rolos compactadores, quatro caminhões caçambas, um trator com lâmina de arrasto, um trator de esteira, uma equipe de Obra de Arte, entre outras.

“O resultado é fruto de muito trabalho, com a finalidade de auxiliar essas comunidades. Para isso, adotamos melhorias nos pontos que consideramos mais críticos, pois nosso trabalho de avaliação das condições das estradas vicinais é diário”, contou a secretária municipal responsável pela pasta, Walkiria Naves.

Período chuvoso

Manutenção de estradas vicinais já é recorde em 2019 2

Com a chegada do período chuvoso, estão sendo realizados paralelamente trabalhos de patrolamento, terraplenagem com elevação do leito das estradas, encascalhamento e colocação de resíduo de construção civil nos pontos críticos. Também é realizada por retroescavadeiras a drenagem das saídas de água executadas ao longo da via, tirando a água da pista e conduzindo para os bolsões.

“No período de chuvas temos plantão de máquina nos trechos em execução de terraplenagem”, ressaltou o diretor de engenharia de estradas vicinais do município, Hélio Matos.

Desde segunda-feira (18), os assentamentos Tangará, Rio das Pedras e estrada O Pescador têm sido beneficiados com o serviço de patrolamento. A estrada Galheiros recebeu o reforço de plataforma com resíduo de construção civil (RCC) e deu-se prosseguimento à construção da ponte mista do rio Douradinho, na estrada Brasilândia.

Além disso, o Município deu continuidade à montagem da ponte no Córrego Douradinho, começou a terraplenagem de estrada no km 45 da BR-497 e também iniciou o patrolamento com lâmina de arrasto no assentamento Carinhosa.

Mais perto da comunidade

Para solicitar alguma manutenção em estradas rurais, basta entrar em contato com o Serviço de Informação Municipal (SIM), pelo (34) 3239-2800, ou fazer a requisição no anexo da Secretaria de Agropecuária, localizado na Avenida Gameleiras, 10, bairro Planalto, pelo telefone 3232-4336.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também