Neste domingo (24), uma solenidade marcará o encerramento das ações sociais promovidas pelo 36º Batalhão de Infantaria Mecanizada (BiMec) em parceria com a Prefeitura de Uberlândia. As iniciativas têm o objetivo de promover melhoria na qualidade de vida e formação cidadã para crianças e adolescentes. O evento acontece às 8h na sede da instituição militar.
Integram as ações os programas “Música na Escola” (desenvolvido na rede municipal), “Escola de Brasilidade” (presente em escolas municipais e estaduais), “Segundo Tempo – Forças no Esporte” (para crianças e adolescentes da cidade) e “Pelotão Esperança” (voltados para escolas municipais). Essas propostas levaram importantes valores e conhecimentos durante todo o ano a mais de 800 crianças e adolescentes de Uberlândia.
Para a secretária municipal de Educação, Tania Toledo, essa é uma das parcerias firmadas em benefício da educação municipal. “É uma parceria que nos enriquece e nos honra muito. Vemos bons resultados e nossos estudantes adoram a experiência nos projetos”, disse.
Saiba mais sobre as iniciativas:
- Pelotão Esperança: desde 2012, o programa atende as escolas municipais Dr. Gladsen Guerra de Resende, Professora Josiany França (ambas do bairro Canaã) e Freitas Azevedo (bairro Morada Nova). São beneficiadas, com atividades esportivas e educacionais, 45 crianças em condições de vulnerabilidade social, na faixa etária de 9 a 12 anos. Além da Prefeitura, são parceiros na proposta o Rotary Clube, o Instituto Hortense e professoras e estagiárias de instituições de ensino superior.
- Segundo Tempo – Forças no Esporte: em 2019, foi realizado junto com a Prefeitura, por meio da Fundação Uberlandense de Turismo (Futel), e em parceria com universidades. Pelo programa foram atendidas 230 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 14 anos, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. Foram oferecidas aulas de iniciação ao esporte, basquete, atletismo e futebol, além de alimentação, uniforme e material esportivo.
- Programa Escola de Brasilidade: no decorrer do ano, 480 estudantes participaram da proposta, que promove atos cívicos, com o objetivo de despertar valores de civilidade, cidadania, honestidade, responsabilidade e amor à pátria. Faz parte da programação, visita ao batalhão, onde os alunos acompanham uma formatura geral da unidade, hasteiam o pavilhão nacional, cantam o hino nacional, assistem a uma palestra sobre civismo e preservação do meio ambiente. Eles ainda visitam o espaço cultural da unidade e conhecem o Blindado Guarani.
- Música na Escola: Teve início no segundo semestre de 2017, inicialmente com a formação de um coral, ampliando para a formação de uma bada de música em 2018, após aquisição de instrumentos musicais viabilizada pela Prefeitura. O coral conta a presença de 60 alunos das escolas municipais Josiany França e Gladsen Guerra de Rezende, ambas do bairro Canaã. A banda de música é composta por 40 alunos, estudantes da Escola Municipal Professora Carlota De Andrade Marquez, do bairro Jardim Célia.