Notícias

Ação especial de combate à dengue leva informações à população

Agentes estiveram neste sábado (23) em terminais de transporte urbano, estacionamentos de supermercados e na Praça Tubal Vilela
23 de novembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Valter de Paula/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

As equipes do Programa de Controle da Dengue, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, foram para diversos pontos de Uberlândia neste sábado (23) com uma missão especial: reforçar junto à população os cuidados para se evitar a proliferação do Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue e outras enfermidades. O período de calor, com chuvas intensas, cria condições propícias para o desenvolvimento do mosquito e toda a atenção é necessária.

“Historicamente, especialmente nos últimos anos, vem ficando muito evidente que a participação da sociedade para termos uma cidade livre de dengue é cada vez mais necessária. As pesquisas apontam 84% dos criadouros dentro das casas. Procuramos com ações como a de hoje envolver a comunidade, mostrando que a preocupação é com o avanço de várias doenças, que elas matam e são levadas por um mosquito transmissor, que é potencialmente perigoso”, observou o coordenador do programa, José Humberto Arruda.

O funcionário público José Carlos Araújo só acordou para essa realidade quando recebeu o diagnóstico com dengue. “O criadouro era uma calha que acumulou água. Fiquei cinco dias em tratamento e foi a partir disso que descobri a necessidade de preocupar em combater o mosquito transmissor”, relatou logo após receber um dos panfletos da ação especial no Centro da cidade.

Além da dengue, o Aedes aegypti é o transmissor do zika vírus, da chikungunya e da febre amarela. Evitar qualquer situação em que possa haver acúmulo de água (por mínimo que seja, pois basta uma gota para as larvas do mosquito se desenvolverem) é essencial nessa luta. Manter uma boa higiene de quintais, calhas, comedouros e bebedouros de animais, lixo e recicláveis adequadamente acondicionados são algumas das atitudes que fazem a diferença.

Unindo forças

Neste sábado, o trabalho do CCZ se concentrou na divulgação de material e orientação sobre o combate ao mosquito nas estações dos corredores das avenidas João Naves de Ávila e Segismundo Pereira, todos os terminais de ônibus do transporte público, estacionamentos de supermercados e na Praça Tubal Vilela- local que ainda contou com a parceria da Unimed, que disponibilizou diversos serviços de promoção da saúde.

Valter de Paula/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Na segunda-feira (25), o prefeito Odelmo Leão vai receber diversas lideranças comunitárias na sala de reuniões do gabinete, no Centro Administrativo Municipal, para mais uma etapa da mobilização em prol da saúde de Uberlândia e no combate ao Aedes.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também