Crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino tiveram uma manhã especial neste domingo (24). Acompanhados da família, eles participaram da cerimônia de encerramento das ações sociais que foram promovidas durante 2019 nas escolas pelo 36º Batalhão de Infantaria Mecanizada (BiMec) em parceria com a Prefeitura de Uberlândia. O evento, realizado na sede do Batalhão, também marcou o início do 3º Festival Uberlandense de Atletismo.
“Eu achei muito interessante. O Ismael tem desenvolvido bastante depois do projeto. Ele começou no futebol e agora está no atletismo”, contou a mãe do menino de seis anos, Risionete de Souza Fernandes.

O 36º BiMec conta com quatro programas nas escolas do município, atendendo mais de 800 estudantes de 7 a 14 anos: “Música na Escola”, “Escola de Brasilidade”, “Segundo Tempo- Forças no Esporte” e “Pelotão Esperança”. O objetivo é promover a formação cidadã por meio do esporte, da música e de práticas cívicas. A Prefeitura participa da iniciativa por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel).
“É uma parceria que nos enriquece muito e os alunos gostam bastante da experiência”, disse a secretária municipal de Educação, Tania Toledo.
O comandante do batalhão, tenente-coronel Carlos Augusto de Fassio Morgero, destacou a motivação da instituição na parceria com o Município e outras instituições da cidade. “Esse programa é uma forma devolvermos à comunidade o acolhimento que Uberlândia sempre deu ao 36º BiMec. Embora nós tenhamos uma carga profissional, paramilitar, muito importante nacional, vemos como fundamental fortalecer as nossas crianças, os nossos adolescentes para a vida em sociedade”, ressaltou.
Valter de Paula/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação Valter de Paula/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação Valter de Paula/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação Valter de Paula/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação
Saiba mais sobre as iniciativas:
Pelotão Esperança: desde 2012, o programa atende as escolas municipais Dr. Gladsen Guerra de Resende, Professora Josiany França (ambas do bairro Canaã) e Freitas Azevedo (bairro Morada Nova). São beneficiadas, com atividades esportivas e educacionais, 45 crianças em condições de vulnerabilidade social, na faixa etária de 9 a 12 anos. Além da Prefeitura, são parceiros na proposta o Rotary Clube, o Instituto Hortense e professoras e estagiárias de instituições de ensino superior.
Segundo Tempo- Forças no Esporte: em 2019, foi realizado junto com a Prefeitura, por meio da Fundação Uberlandense de Turismo (Futel), e em parceria com universidades. Pelo programa foram atendidas 230 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 14 anos, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. Foram oferecidas aulas de iniciação ao esporte, basquete, atletismo e futebol, além de alimentação, uniforme e material esportivo.
Programa Escola de Brasilidade: no decorrer do ano, 480 estudantes participaram da proposta, que promove atos cívicos, com o objetivo de despertar valores de civilidade, cidadania, honestidade, responsabilidade e amor à pátria. Faz parte da programação, visita ao batalhão, onde os alunos acompanham uma formatura geral da unidade, hasteiam o pavilhão nacional, cantam o hino nacional, assistem a uma palestra sobre civismo e preservação do meio ambiente. Eles ainda visitam o espaço cultural da unidade e conhecem o Blindado Guarani.
Música na Escola: Teve início no segundo semestre de 2017, inicialmente com a formação de um coral, ampliando para a formação de uma bada de música em 2018, após aquisição de instrumentos musicais viabilizada pela Prefeitura. O coral conta a presença de 60 alunos das escolas municipais Josiany França e Gladsen Guerra de Rezende, ambas do bairro Canaã. A banda de música é composta por 40 alunos, estudantes da Escola Municipal Professora Carlota De Andrade Marquez, do bairro Jardim Célia.