Notícias

Catedral de Santa Terezinha recebe concertos gratuitos de órgão

Apresentações de Natal e com convidado de renome internacional foram viabilizadas pelo Pmic
25 de novembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Instrumento musical utilizado em celebrações religiosas e destaque na decoração das igrejas, o órgão será protagonista em dois concertos gratuitos e viabilizados pela Secretaria Municipal de Cultura por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Pmic). As propostas aprovadas junto ao município foram feitas pela pianista e cantora Cora Pavan Capparelli – fundadora do conservatório de mesmo nome.

Nesta segunda-feira (25), às 20h, a Catedral de Santa Terezinha recebe o organista titular da Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, Benedito Rosa. Na sexta-feira (29), às 20h, o lançamento do presépio será acompanhado de um concerto natalino com apresentações Coral da UFU, com regência de Edmar Ferretti; Quarteto de Cordas do Conservatório, com regência de Marcos Petrônio, o organista Rossane Rossi e a mezzo soprano Poliana Alves.

A produtora musical Daniela Carrijo reconhece a importância do Pmic para aproximar a população de um instrumento considerado o mais antigo do mundo. “O apoio da Prefeitura é fundamental para trazermos organistas renomados e viabilizar o patrocínio para a realização desses concertos, pois a própria catedral não consegue cobrir os gastos para proporcionar esses eventos. Pelo Pmic, estamos oferecendo concertos e recitais para que as pessoas tenham acesso a essas apresentações e adquiram conhecimento sobre o instrumento e as obras que serão apresentados”, destacou.

Convidado de renome

O currículo de Benedito Rosa chama atenção por seu destaque internacional. O músico é regente coral, concertista e acompanhador com atuações em recitais e festivais pelo Brasil e no exterior (Alemanha, Polônia, Letônia, Portugal, Itália, Argentina e Estados Unidos), tendo atuado junto às orquestras de Flautas do Japão, Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e Orquestra Sinfônica Brasileira.

Com formação em cravo, piano, canto e regência coral, Benedito Rosa é, atualmente, presidente da Associação Carioca de Organistas (ACO) e mestre de capela da Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro desde 1998 e mestre em órgão pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Clima de Natal

Em comemoração à chegada de dezembro, mês em que se celebra o Natal, a Catedral de Santa Terezinha inaugurará um presépio durante a apresentação musical de sexta-feira (29). Para a produtora musical Daniela Carrijo, o concerto é uma oportunidade de reunir talentos de Uberlândia em uma celebração natalina.

“Estamos trazendo músicas típicas do Natal e a participação do coro é muito representativa nessa data, por isso chamamos o coral da UFU e mais músicos locais. A nossa proposta é evidenciar e apresentar os artistas locais para a comunidade. Aproveitaremos para a inauguração do presépio da igreja”, concluiu.

Prestigie!
– Concerto com Benedito Rosa: segunda-feira (25)
– Concerto de Natal: sexta-feira (29)
– Onde: Catedral de Santa Terezinha
Entrada Gratuita

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também