Notícias

Ambulatório Herbert de Souza realiza testagem de ISTs neste sábado

Testes serão para HIV, sífilis e hepatites B e C. Ação acontece das 8h às 16h
26 de novembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Marco Crepaldi/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Quanto mais cedo ocorrer a descoberta da presença de uma infecção sexualmente transmissível (IST), melhores serão as chances de eficácia do tratamento. Os testes de HIV, Sífilis e Hepatites B e C são sigilosos e oferecidos gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde.  Para facilitar o acesso da comunidade ao serviço, a equipe do Ambulatório IST/Aids Herbert de Souza estará à disposição da comunidade neste sábado (30), das 8h às 16h, para a realização dos testes. A ação faz parte da mobilização que acontece em dezembro de sensibilização ao Dia Mundial de Luta contra à Aids, celebrado no dia 1º de dezembro.

Neste ano, foram notificados, até outubro, 387 casos de HIV, 104 de hepatites virais e 159 casos de sífilis em gestantes. Todas estas doenças têm tratamento gratuito e acompanhamento médico oferecidos pelo Ambulatório Herbert de Souza e unidades de saúde da rede. Por isso, segundo a coordenadora do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, Cláudia Spirandelli, a importância de diagnosticar as doenças o quanto antes.

“São doenças graves, transmitidas pelo sexo sem proteção, e que precisam de acompanhamento médico, bem como de tratamento adequado. Por isso, estamos proporcionando à comunidade uma alternativa de dia e horário para a realização do teste, principalmente àquelas pessoas que tiveram um contato sexual desprotegido”, destacou.

Como funciona o teste

O teste rápido tem o resultado entre 15 e 20 minutos. Para fazer o teste, os enfermeiros coletam uma gota de sangue, que é colocada em uma lâmina junto com os reagentes. O exame é sigiloso e os interessados em fazer o teste rápido não precisam fazer agendamento. Basta comparecerem ao Ambulatório Herbert de Souza, na rua Avelino Jorge Nascimento, nº 15, bairro Roosevelt, e apresentar a Carteira de Identidade.

Acolhimento

Quando o resultado é positivo para qualquer uma destas doenças, o paciente já é acolhido pela equipe do Ambulatório para receber as primeiras informações e agendamento de consultas médicas. A coordenadora explica ainda que os testes não devem ser feito de forma indiscriminada e a todo momento. “Os testes são gratuitos e recomendados para quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou compartilhamento de agulhas”.

Participe!

 O quê? Teste rápido para IST/Aids
Quando? sábado (30), das 8h às 16h
Onde? Ambulatório Herbert de Souza – rua Avelino Jorge Nascimento, nº 15, bairro Roosevelt
Quem pode fazer? Pessoas que recentemente passaram por situação de risco, como: sexo sem proteção ou uso compartilhado de agulhas. 
Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
All articles loaded
No more articles to load

Destaques

Veja Também