Esta terça-feira (26) foi de festa para alunos e equipes das escolas campeãs dos Jogos das Escolas Municipais de Uberlândia (Jemu) – Edição 2019. Durante um evento realizado no Auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal, nove unidades receberam seus troféus por terem se classificado como campeãs após a soma total da pontuação por categorias.

Para João Lucas Alves Araújo, de apenas 10 anos, o Jemu já marcou sua vida. Após pedir para disputar na categoria futsal e ser aprovado nas seletivas, o estudante da Escola Municipal Professor Domingos Pimentel de Ulhôa fez bonito nas quadras. O resultado foi um convite para fazer parte da equipe de uma escola especializada em futsal para jovens talentos. “Gosto de futebol, sou fã do Neymar e quero fazer nas quadras o que ele faz nos gramados”, disse.
O Jemu contribuiu também para unir ainda mais os estudantes. “O esporte já é utilizado em nossa escola como instrumento pedagógico e de formação cidadã, mas com o Jemu isso foi ainda mais forte”, destacou a diretora da Domingos Pimentel, Fabiana Urzetta.
Jemu teve quase 300 disputas coletivas
Foto: Marco Crepaldi – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação
A abertura da edição 2019 dos jogos aconteceu no mês de agosto. As disputas foram nas categorias masculino e feminino e, ao todo, aconteceram 297 competições coletivas, sendo 186 na modalidade futsal, 54 no handebol, 21 no vôlei, 24 nos jogos de queimada (carimbada) e 12 na peteca. Soma-se ainda 152 na categoria atletismo individual (corridas de 50 e 100 metros e salto a distância).
Durante meses, participaram do torneio mais de 3.400 alunos de 35 escolas da Secretaria Municipal de Educação (SME). Neste ano, o Jemu recebeu estudantes do ensino fundamental, com idade entre 9 e 16 anos. Os jogos foram nos finais de semana em locais como o Centro Municipal de Alto Rendimento – UTC, Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) e poliesportivos dos bairros Roosevelt e Patrimônio.

Neste ano e pela primeira vez, aconteceu simultaneamente com os jogos tradicionais o Festival Paralímpico. As atividades foram voltadas para alunos municipais com deficiências físicas e atendidos na Educação Especial.
“O Jemu não tem como objetivo somente as competições e os resultados, mas também o entendimento de que regras são necessárias, a aquisição de novos conhecimentos, a aceitação dos resultados não desejados e a socialização dos indivíduos”, disse a secretária de Educação, Tania Toledo. Ela agradeceu ainda as equipes profissionais envolvidas na organização, pertencentes às secretarias municipais e à Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel).
Jogos tradicionais

O Jemu foi idealizado em 2005 com o objetivo de incentivar os esportes nas escolas municipais, tanto urbanas, quanto rurais. O evento permite aos alunos mostrarem seus talentos, promovem a continuidade dos processos pedagógicos esportivos das aulas de Educação Física, estabelecem intercâmbios sociais e desportivos entre os participantes das escolas envolvidas e contribuem para o desenvolvimento cidadão dos participantes. Serve, ainda, para revelar talentos esportivos em esportes de rendimentos para clubes da cidade e da região.
Escolas municipais campeãs dos Jemu 2019
– Rurais – 1º ao 9º ano
– Campeã – Sebastião Rangel (Tapuirama)
– 2º lugar – Professora Maria Regina Arantes Lemes (Rodovia Uberlândia / Prata)
– 3º lugar – Leandro José de Oliveira (Fazenda Douradinho)
– Urbanas – 1º ao 5º ano
– Campeã – Presidente Itamar Franco (Shopping Park)
– 2º lugar – Professor Valdir Araújo (Mansour)
– 3º lugar – Mário Alves Araújo Silva (Luizote de Freitas)
– Urbanas – 1º ao 9º ano
– Campeã – Professor Domingos Pimentel de Ulhôa (Santa Mônica)
– 2º lugar – Bairro Shopping Park (Shopping Park)
– 3º lugar – Professora Cecy Cardoso Porfírio (Mansour)