Notícias

Prefeitura entrega certificados do programa Jovem Aprendiz

Mais de 400 adolescentes foram capacitados de forma gratuita pela Prefeitura de Uberlândia e CDL
27 de novembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Na tarde desta quarta-feira (27), o prefeito Odelmo Leão realizou, no Centro Administrativo Municipal, a entrega dos certificados a aproximadamente 400 adolescentes de 14 a 16 anos integrantes do programa Jovem Aprendiz. A iniciativa, conduzida em parceria pela Prefeitura de Uberlândia e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), oferece uma qualificação profissional gratuita, facilitando de diversas maneiras o acesso destas pessoas ao mercado de trabalho.

Desde 2017, o programa tem sido desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação junto à Fundação de Educação, Cultura, Desenvolvimento Empresarial, Social, Ciência e Tecnologia (Fundação CLD). A ação já beneficiou diretamente 835 jovens em situação de vulnerabilidade social que cursam a partir do 9º ano do ensino fundamental. 

Foto: Valter de Paula – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Na oportunidade, o prefeito Odelmo Leão destacou que um dos pontos principais do programa é realização do Curso de Capacitação para o Primeiro Emprego. “Nesse curso, possibilitamos aos nossos adolescentes ensinamentos iniciais de uma futura profissão. Assim, eles podem trilhar um bom caminho e, logicamente, contribuir com a sociedade aplicando seu aprendizado obtido. Isso é só mais um indicativo de que a área social é uma de nossas prioridades”, destacou. A secretária à frente da pasta, Iracema Marques, também prestigiou o evento.

Parceria de sucesso

Para ampliar a efetividade da iniciativa, o trabalho é realizado em consonância com as necessidades do mercado de trabalho. “É uma parceria que temos há anos com a Prefeitura e que dá oportunidade para vários jovens. A gente parte do que as empresas realmente buscam enquanto perfil profissional. Então, desenvolvemos as competências que são importantes no mercado de trabalho, principalmente comportamentais, que são o diferencial no ambiente coorporativo, para que o jovem possa amadurecer melhor para os desafios que terá pela frente”, disse a gerente executiva da CDL, Bania Vieira Poli.

Mudando vidas

Foto: Valter de Paula – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Neste ano, participaram do programa um total de 405 adolescentes. Destes, 330 são atendidos pelos Núcleos de Apoio Integração à Criança e ao Adolescente (Naica) dos bairros Lagoinha, Morumbi, Marta Helena, Mansour, Pequis, Jardim Célia, Tibery, Luizote de Freitas e do distrito de Tapuirama.

Outros 75 participantes estão em cumprimento de medidas socioeducativas e que foram encaminhados pela Vara da Infância e da Juventude ao Centro de Referências Especializado da Criança e do Adolescente (Creas).

Para a jovem de 17 anos, Amanda dos Reis Barbosa Silva, o Programa Jovem Aprendiz no Naica Luizote trouxe bons resultados. “Uma amiga comentou que no Naica Luizote tinha curso de Jovem aprendiz e eu estava louca para fazer. Fui lá e me inscrevi. Quando cheguei eu não ‘botava muita fé’, mas continuei no curso. Ainda bem, porque logo me encaminharam para uma entrevista de emprego e fui contratada”, relatou.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também