Um bom aprendizado envolve aulas de qualidade, boas práticas pedagógicas e uma merenda escolar saborosa e nutritiva. Com a finalidade de aprimorar ainda mais a alimentação dos estudantes, o Programa Municipal de Alimentação Escolar (Pmae), desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia por meio da Secretaria Municipal de Educação, oferece diversas capacitações. Uma delas é o Curso de Manipulação de Alimentos, que encerra a sua segunda edição nesta quinta-feira (5).
Para fechar as atividades da capacitação, os 100 auxiliares de serviços administrativos (ASAs) das escolas municipais e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) inscritos irão participar de uma aula show ministrada pelo chefe de cozinha José Henrique Pareja, especialista em alimentação saudável, em parceria com chefes e nutricionistas do Pmae. O encerramento acontece a partir das 13h no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe).
“A finalidade dessa aula show prática é o aperfeiçoamento nutritivo do cardápio escolar, além de estimular a criação de receitas novas, levar sabores diferentes para a merenda com os produtos que recebemos da agricultura familiar”, destacou a coordenadora do programa, Tânia Martinelli.
Durante a aula show serão ensinadas as seguintes receitas: purê de inhame, cambotiá ao forno perfumado com alecrim, espaguete de abobrinha, bolo de aveia, suflê de chuchu e guacamole. Essa última receita já adianta uma novidade na merenda escolar de 2020: o abacate, uma das quatro novas frutas entregues pela agricultura familiar que serão incluídas na alimentação dos estudantes municipais.
Curso gratuito
Também novidade na merenda escolar de 2020, o ovo caipira foi o destaque da primeira aula desta edição do Curso de Manipulação de Alimentos, que aconteceu no dia 10 de outubro. Desde então, durante as quintas-feiras, os inscritos participaram de aulas sobre noções de microbiologia, doenças e perigos de origem alimentar, boas práticas de manipulação, conservação dos alimentos, procedimentos operacionais (POPs) e assuntos ligados à alimentação e nutrição. A carga horária foi de 40 horas.
O curso é gratuito e dividido em oito módulos, com aulas teóricas e práticas, cujo conteúdo está de acordo com a resolução 216, publicada em setembro de 2004, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A primeira edição de 2019, realizada entre maio e julho, capacitou outros 140 ASAs.
“Temos como prioridade garantir uma alimentação da melhor qualidade para os nossos mais de 70 mil alunos. E, no curso de Manipulação de Alimentos, oferecemos uma atualização para os profissionais que atuam diretamente no preparo da merenda servida nas cantinas”, explicou a secretária de Educação, Tânia Toledo.
Sobre o chefe
Zé Henrique Pareja é graduando em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e tem formação em Yoga e Ayurveda. É chefe de cozinha com experiência no Brasil e no exterior e atualmente é responsável pela alimentação de um programa terapêutico ayurvédico, conduzindo aulas e orientando estágio. Desenvolve projetos na comunidade, universidade e em escolas como educador holístico e ambiental.