Notícias

Prefeitura de Uberlândia divulga balanço dos procedimentos cardíacos

Mais de 300 pessoas foram beneficiadas após acordo entre Município e hospitais particulares
3 de dezembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Após o acordo fechado entre a Prefeitura de Uberlândia e os cinco hospitais particulares da cidade para a realização dos procedimentos cardíacos eletivos, foi possível beneficiar, em pouco mais de três meses, mais de 300 pacientes que estavam aguardando por um exame ou cirurgia na fila da Regulação Municipal – setor responsável pelos agendamentos de acordo com a disponibilidade de vaga no prestador de serviço. O balanço da realização dos procedimentos foi realizado nesta terça-feira (3), no Centro Administrativo Municipal.

O acordo entre a Prefeitura de Uberlândia e os hospitais Santa Clara, Santa Genoveva, Madrecor, Santa Marta e Uberlândia Medical Center (UMC) ocorreu em agosto com a anuência do Ministério Público Federal (MPF). Desde então, foram realizados 274 cateterismos, 71 angioplastias com stent e 26 cirurgias cardíacas, totalizando 371 pacientes beneficiados. O valor repassado para os hospitais particulares é proveniente do bloqueio feito pela Justiça Federal de R$ 1,4 milhão dos mais de 14 milhões que o Estado deixou de repassar para o Município.

“Há algum tempo, a quantidade de procedimentos cardíacos realizados pelo SUS não conseguia atender a demanda da população, já que, além do atraso nos repasses, apenas o Hospital de Clínicas, da Universidade Federal (UFU), é o prestador credenciado pelo Ministério da Saúde para realização dos procedimentos. Com este acordo, já conseguimos reduzir consideravelmente a quantidade de pessoas aguardando. Foi uma parceria que beneficiou muito a população”, destacou o assessor técnico da rede de urgência e emergência, Clauber Lourenço.      

O coordenador ressaltou ainda que a atual administração da Prefeitura tem se esforçado para reduzir o tempo de espera pelos procedimentos cardíacos. Desde 2018, o Hospital Municipal e Maternidade Dr. Odelmo Leão Carneiro tem realizado, com recurso próprio, cirurgias cardíacas, além de ceder os profissionais do setor de cardiologia do Hospital para realizar os exames de cateterismo e angioplastia junto à equipe do HC-UFU.

O Município também comprou um equipamento para instalar no Hospital Municipal o setor de hemodinâmica, que em breve estará em funcionamento e agilizará ainda mais a realização dos procedimentos.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também