Notícias

Prefeitura mobiliza centenas de servidores para minimizar impactos da chuva deste sábado (7)

Em 50 minutos, foram registrados mais de 60 milímetros de precipitação e rajadas de 37 km/h
8 de dezembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Cleiton Borges | Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

As fortes chuvas que atingiram Uberlândia na tarde de ontem (7) fizeram com que a administração municipal mobilizasse uma verdadeira força-tarefa para amenizar os transtornos causados pela precipitação atípica. Desde as primeiras horas do dia, cerca de 150 servidores, dezenas de máquinas e caminhões trabalham para executar os reparos.

A Defesa Civil de Uberlândia, ciente da previsão de chuva forte, emitiu alerta vermelho à comunidade e se preparou para atuar de forma a evitar grandes transtornos. De acordo com o Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), entre as 17h50 e 18h40 foram registrados 61 milímetros de chuva e rajadas de 37 km/h. O fenômeno meteorológico aconteceu devido à formação de um Núcleo de Instabilidade sobre a bacia do córrego São Pedro.

Cleiton Borges | Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Além da Defesa Civil, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Obras, Trânsito e Transportes, bem como do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) estão nas ruas para atender as ocorrências.

Um dos principais pontos de ação das equipes é a avenida Rondon Pacheco no cruzamento com a rua Niterói, no bairro Tibery. “Devido ao grande volume de água, parte do asfalto se desprendeu e agora estamos trabalhando na limpeza e em seguida será feita a recuperação do pavimento”, explicou o Secretário Municipal de Obras, Norberto Nunes.  Outros trechos da avenida Rondon Pacheco, a rua Guerra Junqueira, no bairro Tubalina, a rua Haia, no Tibery, assim como trechos da avenida Minervina Cândida de Oliveira também foram bastante afetados.

Os profissionais do município executam também a limpeza de bocas de lobo, bueiros, redes e vias; isolamento trechos onde estão sendo executados os serviços e sinalizam as áreas danificadas.

Segundo o capitão João Batista Afonso, diretor da Defesa Civil de Uberlândia, há previsão de fortes chuvas para a tarde deste domingo (8) e no decorrer da semana. “Todas as equipes estão nas ruas trabalhando em caráter de urgência para deixar a cidade preparada caso ocorra novas chuvas. É importante salientar que a Prefeitura atua de forma preventiva para garantir a segurança da comunidade”, destacou.

Cleiton Borges | Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

O diretor ressalta também que mesmo sem nenhuma vítima registrada, a população precisa ajudar. “Ontem vimos vários motoristas que furaram o bloqueio e isso é um grande risco para a população. Por isso, pedimos para que as pessoas respeitem as interdições, procurem rotas alternativas e jamais tentem enfrentar as enxurradas”, finalizou Afonso. 

Em caso de emergência, a população pode acionar:

– 199 Defesa Civil
– 190 Polícia Militar
– 193 Corpo de Bombeiros
– 115 Dmae

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load