Notícias

Aplicativo Salve Maria agora está disponível também pelo sistema iOS

Ferramenta lançada pela Prefeitura de Uberlândia facilita a denúncia de violência
9 de dezembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Divulgação

Uma tecnologia pioneira no combate à violência contra a mulher, lançada em março deste ano pela Prefeitura de Uberlândia, está disponível em mais uma plataforma. Nos últimos dias, o aplicativo (app) “Salve Maria” passou a ficar acessível para downloads no sistema iOS. Até então, apenas os aparelhos com Android podiam utilizar o recurso.

A iniciativa inovadora propiciou o surgimento de mais um canal direto com a Polícia Militar (PM) para denúncias de abusos dos mais diferentes tipos. Por rápidos comandos no celular, é possível reportar violências de ordem física, psicológica, patrimonial, moral e sexual. Também permite informar se o caso está ocorrendo no exato momento da denúncia. Em ocorrências de extrema urgência, basta que a denunciante utilize o “botão do pânico” para acionar imediatamente a presença dos militares.

Os dados apontam que o recurso já se mostrou efetivo para garantir a segurança das usuárias. Até o momento, a loja virtual Play Store contabiliza 7.100 downloadsAlém disso, foram registradas 448 denúncias feitas pelo aplicativo. Outras 190 mulheres também acionaram o botão do pânico, acusando uma situação de perigo iminente.

Apoio à mulher

O projeto foi idealizado pela secretária municipal de Governo e Comunicação, Ana Paula Junqueira. Ela comemora a disponibilidade da ferramenta em outra plataforma. “Já havíamos feito a inscrição do aplicativo no iTunes e estávamos aguardando a aprovação da Apple. Estamos felizes com essa novidade, já que mais mulheres poderão fazer uso do aplicativo. Com isso, estamos cumprindo com o nosso principal objetivo, que é proporcionar mais segurança a elas”, destacou.

Lançado no dia 12 de março (durante a inauguração da nova Casa da Mulher), o app foi desenvolvido pela Prefeitura por meio da Empresa Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub) e em parceria com a Secretaria Municipal de Governo e Comunicação.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também