Notícias

Prefeitura de Uberlândia lança Passe Eletrônico do Idoso

Documento vai agilizar embarque dos usuários com 65 anos ou mais
9 de dezembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Para agilizar e facilitar o atendimento dos idosos com mais de 65 anos, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), lançou nesta segunda-feira (9) o Passe Eletrônico do Idoso. O documento vai possibilitar que o idoso viaje sem levar a carteira de trabalho ou outro documento oficial de identificação. Além disso, o público a partir dessa faixa etária passa a ser reconhecido na operação do transporte público.

A gratuidade às pessoas maiores de 65 anos é prevista pela lei federal 10.741/2003, também conhecida como Estatuto do Idoso. O benefício vale para transportes coletivos públicos urbanos e semiurbanos. “O passe eletrônico vai colaborar para a gestão desses usuários no município, bem como diversos novos benefícios. É uma medida que, acima de tudo, garante o direito à gratuidade no transporte coletivo urbano às pessoas com mais de 65 anos”, disse o o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves.

Entre os benefícios, destacam-se:

– acompanhar deslocamento e linhas de maior atratividade para melhorias na operação, propiciando mais conforto e adaptando o sistema de acordo com a necessidade do idoso;

– evitar fraude na concessão do beneficio;

– evitar que o embarque do idoso seja concomitante com o desembarque dos usuários, evitando acidentes;

– possibilitar o rastreamento das utilizações em caso de perda ou extravio;

– promover ajustes de oferta e demanda através das informações de carregamento (demanda) coletadas entre pontos de partida e chegada das viagens.

– Melhorar o conhecimento quantitativo da demanda efetiva, coletando dados sobre os pontos e horários de provisões.

Quem pode e como fazer

O benefício é concedido para homens e mulheres com idade igual ou superior a 65 anos que, comprovadamente, residam em Uberlândia. Para se cadastrar, o usuário deve ir pessoalmente aos postos de atendimento determinados e levar os seguintes documentos: RG ou CNH ou Carteira de Trabalho (original e cópia simples) e um comprovante recente de endereço (conta de luz, água, conta de telefone, etc.) com original e cópia simples. A foto para o cartão será feita no momento do cadastro no próprio posto de atendimento e o cartão será entregue na hora.

Confira abaixo os postos de atendimento:

  • Ubertrans- Terminal Central, 2º Piso- Pratic Shopping: de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h
  • Ceais: das 7h às 18h, conforme cronograma abaixo:

1ª Semana (de 9 a 13 de Dezembro): Ceai 3, na rua Roberto Margonari, 100, bairro Luizote de Freitas, e Ceai 4, na avenida do Carnaval, 415, bairro Guarani e Condomínio do Idoso.

2ª Semana (de 16 a 20 de Dezembro): Ceai 2, na rua Senegal, 30, bairro Laranjeiras, e Ceai 1, na avenida Rondon Pacheco, 5.865, bairro Nossa Senhora Aparecida.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load