Notícias

Prefeitura de Uberlândia lança Passe Eletrônico do Idoso

Documento vai agilizar embarque dos usuários com 65 anos ou mais
9 de dezembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Para agilizar e facilitar o atendimento dos idosos com mais de 65 anos, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), lançou nesta segunda-feira (9) o Passe Eletrônico do Idoso. O documento vai possibilitar que o idoso viaje sem levar a carteira de trabalho ou outro documento oficial de identificação. Além disso, o público a partir dessa faixa etária passa a ser reconhecido na operação do transporte público.

A gratuidade às pessoas maiores de 65 anos é prevista pela lei federal 10.741/2003, também conhecida como Estatuto do Idoso. O benefício vale para transportes coletivos públicos urbanos e semiurbanos. “O passe eletrônico vai colaborar para a gestão desses usuários no município, bem como diversos novos benefícios. É uma medida que, acima de tudo, garante o direito à gratuidade no transporte coletivo urbano às pessoas com mais de 65 anos”, disse o o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves.

Entre os benefícios, destacam-se:

– acompanhar deslocamento e linhas de maior atratividade para melhorias na operação, propiciando mais conforto e adaptando o sistema de acordo com a necessidade do idoso;

– evitar fraude na concessão do beneficio;

– evitar que o embarque do idoso seja concomitante com o desembarque dos usuários, evitando acidentes;

– possibilitar o rastreamento das utilizações em caso de perda ou extravio;

– promover ajustes de oferta e demanda através das informações de carregamento (demanda) coletadas entre pontos de partida e chegada das viagens.

– Melhorar o conhecimento quantitativo da demanda efetiva, coletando dados sobre os pontos e horários de provisões.

Quem pode e como fazer

O benefício é concedido para homens e mulheres com idade igual ou superior a 65 anos que, comprovadamente, residam em Uberlândia. Para se cadastrar, o usuário deve ir pessoalmente aos postos de atendimento determinados e levar os seguintes documentos: RG ou CNH ou Carteira de Trabalho (original e cópia simples) e um comprovante recente de endereço (conta de luz, água, conta de telefone, etc.) com original e cópia simples. A foto para o cartão será feita no momento do cadastro no próprio posto de atendimento e o cartão será entregue na hora.

Confira abaixo os postos de atendimento:

  • Ubertrans- Terminal Central, 2º Piso- Pratic Shopping: de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h
  • Ceais: das 7h às 18h, conforme cronograma abaixo:

1ª Semana (de 9 a 13 de Dezembro): Ceai 3, na rua Roberto Margonari, 100, bairro Luizote de Freitas, e Ceai 4, na avenida do Carnaval, 415, bairro Guarani e Condomínio do Idoso.

2ª Semana (de 16 a 20 de Dezembro): Ceai 2, na rua Senegal, 30, bairro Laranjeiras, e Ceai 1, na avenida Rondon Pacheco, 5.865, bairro Nossa Senhora Aparecida.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Destaques

All articles loaded
No more articles to load

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load