Notícias

Prefeitura planta 40 mudas em canteiros centrais no Bosque dos Buritis

Trabalho de arborização com rosedás e quaresmeiras foi iniciado nesta segunda (9)
9 de dezembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Arborizar toda a cidade de Uberlândia é uma ação contínua realizada pela Prefeitura e intensificada no período chuvoso. Na manhã desta segunda-feira (9), foi a vez dos canteiros centrais das avenidas Ecológica e dos Ferreiras, no bairro Bosque dos Buritis, receberem 48 mudas de quaresmeira e rosedá gigante. O trabalho é continuidade às ações do Horto Municipal, responsável pelo cultivo, entre janeiro e setembro, de mais de 120 mil mudas. Ao longo de todo o ano, foram mais de 34 mil plantios, manutenções e doações.

O secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, João Junior, destaca que o trabalho reforça a preservação ambiental e reafirma o fato de Uberlândia ser considerada uma das 100 cidades mais verdes no mundo por um ranking internacional em 2018.

“Esse período que segue até fevereiro é considerado adequado para os plantios, pois a incidência de chuvas aumenta, assim como nossas doações de mudas. Ao longo do ano, foi intensificado o ritmo de produção no Horto Municipal, com mais de 120 espécies de árvores nativas, frutíferas e plantas ornamentais. Desde o cultivo, até o plantio e orientações à população, todo o trabalho é feito para oferecer qualidade de vida por meio da preservação ambiental”, explicou.

Adquira uma muda

A destinação gratuita de mudas nativas de pequeno e médio porte para o plantio urbano e rural são um dos focos do Horto Municipal. O trabalho é acompanhado de orientação técnica e promoveu, nos nove primeiros meses de 2019, mais de 15 mil doações na área urbana e rural. Ao longo de 2018, 33,2 mil novas mudas foram distribuídas e cerca de cinco mil plantios foram realizados pelas equipes.

Para a cidade, o morador tem direito a uma muda para cada 10 m de calçada em sua residência, além de uma para o quintal. Já para a zona rural, propriedades com até 1 mil m² têm direito a cinco espécies, sendo cinco nativas e cinco frutíferas. Donos de áreas entre 1 mil m² e 2 mil m² podem conseguir 15 mudas, sendo dez nativas e cinco frutíferas. Por fim, propriedades acima de 2 mil m² terão direito a 30 espécies, sendo 20 nativas e dez frutíferas.

É importante ressaltar que o interessado em conseguir a doação deve comparecer ao Horto munido da escritura do imóvel ou contrato de compra e venda.

Horto Municipal

O Horto Municipal está situado no complexo do Parque do Sabiá, na esquina da Rua Benjamin Magalhães com a Avenida Anselmo Alves dos Santos, bairro Tibery. O local está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Para outras informações, basta entrar em contato pelo telefone (34) 3213-6676.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também