Notícias

Horário noturno para ciclismo no Parque do Sabiá entrou em vigor nesta segunda (9)

No primeiro dia, cerca de 100 pessoas aproveitaram mais um horário para a prática da modalidade esportiva
10 de dezembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Com participação de cerca de 100 ciclistas, foi iniciado, nesta segunda-feira (9), mais um horário para a prática de ciclismo no Parque do Sabiá. A partir de agora, além do horário já vigente (de segunda a sábado, das 10h às 16h), os frequentadores do parque com 16 anos ou mais também poderão pedalar no período noturno (das 22h à meia-noite), todos os dias da semana, com exceção das sextas-feiras, que serão voltadas exclusivamente à prática da atividade por crianças e adolescentes de até 15 anos e seus responsáveis, no mesmo horário.

Em seu primeiro dia, o evento foi bastante elogiado pelos participantes. “A abertura desse novo horário permite que as pessoas usufruam toda a estrutura do Parque do Sabiá, com muita segurança. Por isso, parabenizo a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), pela iniciativa”, diz o ciclista Henrique Almeida Ribeiro.

“Estamos muito felizes com essa oportunidade, pois até então treinávamos em ruas e rodovias no período noturno, e isso sempre foi muito perigoso. Agora, treinando no Parque do Sabiá, passamos a estar mais seguros, e essa sensação contribui até mesmo para melhorar nosso desempenho nos treinos”, ressalta a cliclista Eleonice Pontes.

Segundo o diretor geral da Futel, Edson Zanatta, essa é mais uma opção de lazer oferecida gratuitamente à população pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel. “Antes de abrirmos esse horário, os ciclistas corriam perigo ao pedalar em ruas e rodovias. Agora, eles estarão em um ambiente que, além de bonito e bem estruturado, tem total segurança, com presença de nossos agentes em pontos estratégicos e na portaria por onde os ciclistas devem entrar, na avenida Anselmo Alves dos Santos, no bairro Santa Mônica”, completa.

Homenagem

Durante o evento, foi feita uma homenagem ao ciclista João Matheus Góis dos Santos, pentacampeão brasileiro de ciclismo, que recebeu um troféu das mãos do diretor geral da Futel, Edson Zanatta. “Fico muito feliz e emocionado com essa homenagem, ainda mais em um dia tão importante quanto esse”, destacou o ciclista. 

Normas

As normas a serem seguidas pelos participantes foram definidas por meio de reuniões realizadas entre ciclistas e representantes da Futel e publicadas em portaria na última semana. Dentre as regras estão: a entrada das bikes é apenas pela portaria 2 do Parque do Sabiá (avenida Anselmo Alves dos Santos); o ciclista deverá portar obrigatoriamente um documento oficial com foto; é obrigatório o uso de luz branca dianteira e luz vermelha traseira na bicicleta; é obrigatória a utilização de capacete e luvas de proteção; o sentido dos treinos será a orientação anti-horária da pista do Parque do Sabiá; as bicicletas rápidas (speed) deverão transitar à esquerda e as demais à direita e sempre que retomar a marcha ou mudar de direção o ciclista deve sinalizar antecipadamente suas manobras. A Futel também está implantando um sistema de cadastro dos ciclistas, que entrará em vigor nas próximas semanas.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também