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Dmae intensifica construção da travessia de adutora sob o Anel Viário Leste

Obra consiste em um túnel subterrâneo, a seis metros abaixo do nível da pista com uma extensão de 87metros
12 de dezembro de 2019
Comunicação Dmae

Com praticamente 95% da adutora de água tratada do Sistema Capim Branco de Produção de Água concluída, as ações se concentram agora na construção de um túnel subterrâneo sob o Anel Viário Ayrton Senna, setor Leste, no cruzamento com avenida Pau Furado. Há cerca de dois meses, as máquinas começaram a fazer a escavação do trecho para a passagem da tubulação, que vai levar água tratada até o reservatório do Custódio Pereira para depois ser distribuída para as residências.

O dispositivo implantado sob a rodovia é do tipo Tunnel Liner, instalado por meio de método não destrutivo, sem interromper o tráfego nem interferir na pavimentação. A tecnologia também foi utilizada, há cerca de dois anos, em uma extensão de 26 metros no início da construção da adutora de água tratada, no trecho sob a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), próximo ao bairro Custódio Pereira.

A obra é realizada por etapas. Inicialmente, é feita a preparação do terreno, seguida pela abertura de um ponto de apoio por onde começa a escavação e a colocação de placas de aço. A construção está a seis metros abaixo do nível da pista e terá uma extensão de 87 metros, um diâmetro de 3.000 mm e adutora de 1.900 mm.

Adutoras

O Sistema Capim Branco conta com duas adutoras, uma de água tratada com extensão de 15,5 km, responsável pelo transporte da água da Estação de Tratamento (ETA) até o reservatório do Custódio Pereira. E a outra tubulação é de água bruta com extensão de 4,5 km, localizada na margem da estrada rural da Tenda do Moreno, que fará o transporte de água da represa de Capim Branco até ETA. Na primeira etapa, a produção de água será de 2 mil litros/segundo.

Capim Branco

O sistema Capim Branco, localizado na região da Tenda do Moreno, começou a ser idealizado em 1995, sendo retomado e financiado em 2012. As obras seguem em estágio avançado com a parte civil praticamente concluída.O investimento da primeira etapa, cuja previsão de entrega é em 2020, é estimado em aproximadamente R$ 336 milhões, financiados e repassados em parcelas pela Caixa conforme o andamento dos trabalhos. Ao todo trabalham na obra cerca de 330 pessoas, entre empregos diretos e indiretos.

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