Incentivando a qualificação pessoal e profissional, o projeto “Novo Caminho” chega à pausa de fim de ano com as reuniões de hoje (12) e amanhã (13). Desde março, adolescentes internos do Centro Socioeducativo de Uberlândia (Cseub) vêm participando de encontros semanais onde profissionais da Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil oferecem atividades voltadas para a reinserção na sociedade.
A cada semana, um tema é debatido com os adolescentes, como a resiliência, palavra utilizada nesta quinta que reflete a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas. “O nosso intuito aqui é trabalhar a motivação desses meninos. A gente quer mostrar que é possível mudar, se aperfeiçoar e voltar melhor para o mundo que os espera”, disse a psicóloga Maria de Lourdes.
Além dos encontros motivacionais, os internos participam também de cursos profissionalizantes ofertados pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A turma desta quinta-feira cursa atualmente “Eletricidade básica de automóveis”. Um dos internos, de 17 anos, agradeceu as oportunidades ofertadas dentro do Cseub.
“Levo muito a sério esses encontros e os cursos que oferecem. A gente sabe que essa é a chance que temos de evoluir e nos qualificar. Ninguém aqui deseja retornar para a vida que vivia antes daqui e o nosso objetivo é sair com condições de poder oferecer uma qualidade de vida melhor para as nossas famílias”, disse o interno.
As atividades do projeto “Novo Caminho” retornam em janeiro.