Desde agosto, quanto teve início a primeira temporada do projeto “Harmonia”, músicos selecionados em edital estão enchendo os arredores da Igreja Nossa Senhora do Rosário de apresentações acústicas de qualidade. Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cultura, a ação difunde o trabalho de músicos residentes em Uberlândia e possibilita a apreciação de patrimônios históricos da cidade.
A partir das 21h da próxima quinta-feira (19), o violoncelo de Kayami Satomi vai levar para o patrimônio histórico da cidade a harmonia e versatilidade na apresentação denominada “Um cello em solo fértil”. Em caráter especial, a apresentação ocorrerá no interior da igreja, com um repertório de estilos que caminham desde o barroco alemão de Sebastian Bach até o violoncelista e compositor Gustavo Tavares.
“Em 2019, completei 10 anos que vim para a cidade dar aula e trabalhar com música. Então, para mim, é um gesto grandioso e bem uberlandense. Adoro e valorizo muito a cena musical de Uberlândia. Esse é um edital único, que enaltece a Igreja do Rosário, um dos símbolos da cidade. Pelo que percebi da seleção, o edital ressalta bastante a diversidade de gêneros dos grupos selecionados e, no meu caso, que sou mais visto com o UdiCello, vou poder apresentar meu trabalho sozinho, basicamente como eu era quando cheguei aqui”, contou o músico Kayami Satomi.
Valorização do patrimônio histórico
O “Harmonia” pretende despertar na comunidade a valorização do patrimônio cultural, incentivando a população a assistir a apresentações nos arredores da igreja. Os presentes também receberão material de divulgação dos bens tombados da cidade. Serão distribuídos porta-copos com foto e informações sobre dez bens tombados do município.
A secretária municipal de Cultura, Monica Debs, destaca que as atividades de educação patrimonial pretendem que, ao final do ano, o projeto tenha estabelecido vínculos de pertencimento das pessoas com a Praça e a Igreja do Rosário, assim como a difusão de sua importância para a história e memória da cidade.
“O que se pretende é conscientizar as pessoas da importância de conservar os bens tombados. Neste caso particular, a Igreja do Rosário, que tem sido alvo constante de atos de vandalismo. As apresentações musicais serão em formato acústico e terão repertórios adequados ao espaço e à função social da igreja”, explicou a secretária municipal de Cultura, Monica Debs.
Não perca!
O quê: Projeto Harmonia apresenta ‘Um cello em solo fértil’
Onde: Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
Quando: Quinta-feira (19), a partir das 21h