Notícias

Fundação da trincheira no trevo Ivo Alves Pereira é iniciada

Perfuração e instalação das primeiras estacas aconteceu nesta quarta-feira (18)
18 de dezembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Nesta quarta-feira (18), a fundação de uma das obras mais esperadas pelos moradores de Uberlândia foi iniciada. Trata-se da construção da trincheira no trevo Ivo Alves Pereira, na avenida Getúlio Vargas, conhecido também como Trevo do Topas. A ordem de serviço para o início da intervenção foi assinada há menos de três meses desde então, os operários fizeram os preparativos necessários para a intervenção, como desvios no trânsito, adaptação das redes de água e esgoto, terraplanagem e serviços de ferragem.

No início da tarde de hoje, aconteceu a perfuração da primeira estaca de fundação, que possui oito metros de profundidade. Para o processo, foi necessário utilizar uma máquina de hélice contínua, que consegue perfurar o solo e inserir o concreto logo em seguida. Para construir a trincheira, o projeto prevê a colocação de mais de 400 estacas, que variam de oito a 18 metros de profundidade.

Foto: Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Todos os serviços são fiscalizados pela Secretaria Municipal de Obras e executados pela Dreste Construtora, empresa escolhida por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que é um sistema licitatório mais ágil.

Com um investimento de mais de R$ 10 milhões, o trecho é ponto de acesso a mais de 15 bairros da região oeste e à MG-497. Depois de concluída a trincheira trará benefícios diários para mais de 50 mil motoristas e cerca de 30 mil usuários do transporte público. Uma destas pessoas que passa lá diariamente é Vinícius Batista, que mora na região há muitos anos. “Essa obra é excelente e será um bem para toda a sociedade, principalmente para os moradores do Jardim das Palmeiras, Canaã e de toda essa região”, disse. 

Uberlândia Integrada

A trincheira é mais uma intervenção da etapa II do programa Uberlândia Integrada, retomado em novembro de 2018. No total, serão cerca de R$ 240 milhões investidos na construção de pontes, trincheiras, prolongamento de vias e recapeamento.

Lançado inicialmente em 2011, o programa já contemplou diversas melhorias em infraestrutura e mobilidade urbana em sua primeira etapa, como o Corredor Estrutural Leste e o Terminal Novo Mundo.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também