Notícias

Prefeitura realiza plantio de mil mudas ao redor do Rio Uberabinha

Ação realizada nesta sexta (20) somou aos mais de 800 plantios já realizados no período chuvoso
20 de dezembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Dentro do conjunto de ações que visam a arborização de Uberlândia, a Prefeitura realizou, na manhã desta sexta-feira (20), o plantio de 1 mil mudas na Área de Preservação Permanente (APP) situada às margens do Rio Uberabinha. O montante se soma com as 803 mudas plantadas desde o fim de outubro, considerando o período chuvoso e reforçando o trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos em prol da preservação e manutenção do ecossistema.

A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, em parceria com Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e outros parceiros.

O titular da pasta, João Junior, destaca que, ao longo de todo o ano, foram mais de 35 mil plantios, manutenções e doações realizadas pela equipe do Horto Municipal. Para a área ao redor do Rio Uberabinha, foi feita a seleção das espécies adequadas para a conservação da mata ciliar.

“Plantios e doações de mudas ocorrem durante todo o ano. Temos vários programas que intensificam essas ações. No período chuvoso, começamos com o plantio em larga escala nas áreas públicas de Uberlândia. Essa ação do plantio às margens do Rio Uberabinha é de suma importância para o meio ambiente, pois as árvores servirão de mata ciliar e impedirão que ocorra o assoreamento do rio. Plantaremos, nos próximos 60 dias, mais 7 mil mudas nessa região”, destacou.

O administrador Francis da Rocha soube do plantio e fez questão de participar acompanhado das filhas de 11 e três anos. “É uma ação muito bonita, pois, por mais que o homem faça mal a ela, a natureza nos serve a todo instante e nos ensina. É muito bacana a Prefeitura poder proporcionar esse momento para nós”, disse.

Novos bairros

 Ainda dentro dos esforços para promover a arborização de Uberlândia, a Prefeitura iniciou neste ano a ação “Árvores do Amanhã”- uma importante ferramenta da gestão municipal para continuar fazendo jus ao título de Uberlândia ser considerada uma das 100 cidades mais verdes do mundo.

O trabalho atendeu os bairros recém-urbanizados Monte Hebron e Residencial Pequis, onde foram plantadas em calçadas e quintais cerca de 350 espécies de escolhidas pelos próprios moradores, entre hibiscos, ipês-mirins, crótons, resedás, clúsias e quaresmeiras.

Mais árvores

As demandas relativas à arborização são recebidas através de memorandos e ofícios para replantios, atendimentos às escolas e espaços públicos mantidos pela Prefeitura. A população também pode requerer plantios e manutenções através do Serviço de Informação Municipal (SIM), pelo telefone 3239-2800.

Outro canal de solicitações é o Horto Municipal, situado no complexo do Parque do Sabiá, na esquina da Rua Benjamin Magalhães com a Avenida Anselmo Alves dos Santos, bairro Tibery. O local está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Para outras informações, basta entrar em contato pelo telefone (34) 3213-6676.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
All articles loaded
No more articles to load

Destaques

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load