Dentro do conjunto de ações que visam a arborização de Uberlândia, a Prefeitura realizou, na manhã desta sexta-feira (20), o plantio de 1 mil mudas na Área de Preservação Permanente (APP) situada às margens do Rio Uberabinha. O montante se soma com as 803 mudas plantadas desde o fim de outubro, considerando o período chuvoso e reforçando o trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos em prol da preservação e manutenção do ecossistema.
A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, em parceria com Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e outros parceiros.
O titular da pasta, João Junior, destaca que, ao longo de todo o ano, foram mais de 35 mil plantios, manutenções e doações realizadas pela equipe do Horto Municipal. Para a área ao redor do Rio Uberabinha, foi feita a seleção das espécies adequadas para a conservação da mata ciliar.
“Plantios e doações de mudas ocorrem durante todo o ano. Temos vários programas que intensificam essas ações. No período chuvoso, começamos com o plantio em larga escala nas áreas públicas de Uberlândia. Essa ação do plantio às margens do Rio Uberabinha é de suma importância para o meio ambiente, pois as árvores servirão de mata ciliar e impedirão que ocorra o assoreamento do rio. Plantaremos, nos próximos 60 dias, mais 7 mil mudas nessa região”, destacou.
O administrador Francis da Rocha soube do plantio e fez questão de participar acompanhado das filhas de 11 e três anos. “É uma ação muito bonita, pois, por mais que o homem faça mal a ela, a natureza nos serve a todo instante e nos ensina. É muito bacana a Prefeitura poder proporcionar esse momento para nós”, disse.
Novos bairros
Ainda dentro dos esforços para promover a arborização de Uberlândia, a Prefeitura iniciou neste ano a ação “Árvores do Amanhã”- uma importante ferramenta da gestão municipal para continuar fazendo jus ao título de Uberlândia ser considerada uma das 100 cidades mais verdes do mundo.
O trabalho atendeu os bairros recém-urbanizados Monte Hebron e Residencial Pequis, onde foram plantadas em calçadas e quintais cerca de 350 espécies de escolhidas pelos próprios moradores, entre hibiscos, ipês-mirins, crótons, resedás, clúsias e quaresmeiras.
Mais árvores
As demandas relativas à arborização são recebidas através de memorandos e ofícios para replantios, atendimentos às escolas e espaços públicos mantidos pela Prefeitura. A população também pode requerer plantios e manutenções através do Serviço de Informação Municipal (SIM), pelo telefone 3239-2800.
Outro canal de solicitações é o Horto Municipal, situado no complexo do Parque do Sabiá, na esquina da Rua Benjamin Magalhães com a Avenida Anselmo Alves dos Santos, bairro Tibery. O local está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Para outras informações, basta entrar em contato pelo telefone (34) 3213-6676.