Uberlândia é uma cidade em pleno desenvolvimento. Visando melhorias na mobilidade urbana, a Prefeitura de Uberlândia trabalha constantemente em alternativas e infraestrutura para a cidade.
Como parte deste progresso, está sendo construída uma ponte na rua da Carioca, sobre o Córrego Vinhedos, no bairro Cidade Jardim. Hoje (28) pela manhã, cinco guindastes e um caminhão começaram instalação de sete vigas de 20,50 m de comprimento e 55 toneladas cada. Estas vigas são as peças principais que sustentam a laje e o pavimento no vão central sobre o córrego vinhedos.
“Esta região cresceu muito nos últimos anos e é preciso pensar em formas de diminuir o tempo em que os moradores ficam no trânsito. Nossa estimativa é que, depois de concluída, mais de 25 mil veículos passem por aqui”, destacou Norberto Nunes, secretário municipal de Obras.
As obras da ponte da Carioca foram iniciadas no mês de maio e já alcançaram 75% de conclusão. Elas representam apenas uma das diversas intervenções previstas pelo programa Uberlândia Integrada II. Os trabalhos estão sob a responsabilidade da Decc Construções, empresa escolhida por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que é um sistema licitatório mais ágil, e são fiscalizados pela Secretaria Municipal de Obras.
Uberlândia Integrada
Lançado inicialmente em 2011, o programa Uberlândia Integrada já contemplou diversas melhorias em infraestrutura e mobilidade urbana em sua etapa I, como prolongamento da avenida Anselmo Alves do Santos, construção da ponte Cícero Naves de Ávila, Corredor Estrutural Leste e o Terminal Novo Mundo.
A etapa II do programa, prevê um investimento de mais de R$ 140 milhões em mobilidade em todas as regiões. Estão previstas dezenas de intervenções viárias pela cidade, como a construção de viadutos, pontes, trevos, trincheiras, travessias e a execução de 263 km (mais de 168 ruas e avenidas) de recapeamento de vias de todas as regiões.