Notícias

Obras do sistema Capim Branco avançam e testes começam em 2020

Instalação das adutoras e construção da ETA evoluíram significativamente neste ano
30 de dezembro de 2019
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Comunicação Dmae

As obras do Sistema de Captação e Tratamento de Água Capim Branco, localizadas próximo à comunidade Tenda do Moreno, tiveram uma evolução significativa em 2019. A parte civil da Estação de Tratamento de Água (ETA) está praticamente concluída e já começou a parte de instalação dos equipamentos da estação, como filtros, decantadores, reservatórios, entre outros. Todo o conjunto do sistema deve entrar em funcionamento na fase de testes em maio de 2020.

Neste ano, foram instaladas as cinco motobombas responsáveis pela captação de água bruta na represa e bombeamento até a ETA. Na estação, por sua vez, também já foi instalado outro conjunto de cinco motobombas responsáveis por bombear a água tratada até à caixa de transição e, de lá, até o reservatório do bairro Custódio Pereira, pelo sistema de gravidade. A parte dos controladores de automação do sistema que une comandos eletrônicos e manuais está em fase de desenvolvimento e já foram realizados três testes.

Outro ponto que evoluiu na obra em 2019 foi a conclusão de cerca de 5 mil metros de assentamento e instalação da adutora de água bruta do Capim Branco à margem da Estrada do Pau Furado. Já a parte da adutora de água tratada está praticamente finalizada, restando a ligação ao anel viário leste, que está sendo realizado desde o mês passado, com a escavação e instalação de um tunnel liner.

Visitas

Devido ao andamento das obras, já foram realizadas três visitas ao sistema Capim Branco com estudantes de engenharia das universidades locais e de escolas públicas. As ações integram o Projeto Social Água Vida, executado em conjunto com a construção do Sistema Capim Branco, que visa levar melhorias para a população do entorno da obra. Esta também é uma iniciativa realizada desde o início de 2019, integrantes do projeto têm se reunido com moradores dos bairros e comunidades rurais, para o desenvolvimento de iniciativas de cunho social, levando benefícios para a comunidade.

Capim Branco

O sistema começou a ser idealizado em 1995, sendo retomado e financiado em 2012. As obras seguem em estágio avançado com a parte civil praticamente concluída. O investimento da primeira etapa, cuja previsão de entrega é em 2020, será de aproximadamente R$ 336 milhões, financiados e repassados em parcelas pela Caixa conforme o andamento dos trabalhos.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também