Notícias

Settran inova na gestão de transporte e reforça trabalhos para melhoria do trânsito

Transporte público foi uma das prioridades para melhoria da mobilidade urbana em Uberlândia.
2 de janeiro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Marco Crepaldi - Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Em 2019, o transporte público de Uberlândia deu um grande passo no processo de inovação com a criação do Centro de Controle Operacional. Ter maior gestão do sistema e aprimorar o atendimento aos passageiros, bem como melhorar a comunicação visual em terminais e estações de transferência,é o principal objetivo desse investimento.

As conquistas para o transporte coletivo também aconteceram em outros setores no trabalho conduzido pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran). Com investimentos somados em R$ 23,2 milhões pelas empresas, foram adquiridos 62 novos ônibus, que ganharam as ruas nos meses de abril e junho para atender a todas as regiões da cidade. Com tecnologias mais modernas, esses veículos apresentam motores biocombustíveis para reduzir a emissão de poluentes, elevadores elétricos, balaustre tátil, letreiros digital, bancos almofadados e até mesmo entradas USB para carregamento de celulares em alguns modelos.

Mais para o transporte

– Criação do passe eletrônico do idoso com o intuito de colaborar para a gestão desses usuários no município, bem como criar soluções para a demanda e implementar novos benefícios para esse público.

– 10 novas linhas de ônibus criadas para atender a população até o Terminal Novo Mundo, de forma a agilizar o transporte entre os bairros do entorno e a região central da cidade.

– Implantação de iluminação led em todas as estações de transferência dos corredores das avenidas João Naves de Ávila e Segismundo Pereira.

– Criação de um programa de benefícios exclusivos para os usuários de ônibus da cidade. A plataforma Ecobonuz converte pontos acumulados com a experiência no transporte coletivo urbano em benefícios, como pagamento de contas, recargas de celular e passagens.

Investimentos no trânsito

– Instalação de 17 redutores de velocidades em todos os setores da cidade. Um dos principais pontos foi na avenida Jericó entre a rua Betânia e a avenida Babel, no bairro Canaã.

– 12 semáforos implantados ao longo do ano. Demanda antiga, o trecho no cruzamento das avenidas Suíça e Europa no bairro Tibery recebeu o equipamento em julho deste ano.

– 12 vias tiveram sentido único implantado para melhoria da fluidez e segurança do tráfego nesses locais.

– 134.410 Km² de sinalização horizontal executada em todas as cinco regiões, somente em 2019.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também