No coração da cidade, a Casa da Cultura traz diversas opções de visitação durante o período das férias. Para este mês de janeiro, além de conhecer o prédio histórico que foi revitalizado em 2019, quem comparecer ao local poderá admirar, gratuitamente, peças artísticas de qualidade. O espaço está aberto ao público de segunda a sexta-feira, entre 12h e 17h30.
As exposições “Presépio Napolitano”, do artista Rossani Rossi, e “Atravessando Olhares”, do coletivo Minas Retratam, estarão disponíveis até dia 31.
Viagem a uma pequena vila italiana
Os detalhes do presépio napolitano de Rossani Rossi impressionam. Criado há 20 anos pelo artista, o cenário se passa entre Nápoles e a Terra Santa e retrata, além do nascimento de Jesus, o cotidiano de uma vila italiana, representando diferentes profissões.
O presépio foi criado pelo artista como pedido de um padre português. A cada edição, são acrescentados novos detalhes à montagem. Desta vez, a novidade está em um verdureiro que acompanha 200 personagens vestidos como no século 8, todos feitos à mão. Além disso, são vistos animais, construções e acessórios e a “tarantella”, dança típica que animava as festas de Natal.
Atravessando olhares
Na Sala de Experimentações da Casa da Cultura, a exposição “Atravessando Olhares”, do coletivo fotográfico e audiovisual Minas Retratam, continua impressionando os visitantes ávidos pela cultura. A obra retrata 45 artistas por meio dos olhares das fotógrafas Jisa Dantas, Luiza Morato e Alanna Fernandes.
Nela, o público pode se envolver de forma interativa e sensorial com retratos de artistas independentes de Uberlândia. Também é possível se relacionar por meio de palavras, com depoimentos explicando como eles se entendem enquanto artistas.