A ampliação do Programa Coleta Seletiva para 16 novos bairros da cidade foi anunciada pela Prefeitura de Uberlândia nesta quarta-feira (15). Com a iniciativa, o serviço e responsabilidade do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) passa a atender, ao todo, 45 bairros de Uberlândia. Com a expansão do serviço, a expectativa é que o volume de materiais recicláveis recolhidos ao mês pelo programa aumente de 200 para 240 toneladas. São materiais que continuarão sendo destinados a cinco associações e uma cooperativa de recicladores.
Segundo o Dmae, a iniciativa contribui para a preservação ambiental e incentiva a população a separar de formar adequada o material reciclável, gerando emprego, renda e inclusão social.
Os novos bairros que passarão a contar com a coleta seletiva são: Tubalina, Planalto, Chácaras Tubalina e Quartel, Altamira, Morada da Colina, Jardim Inconfidência, Pacaembu, Santa Rosa, Maravilha, Marta Helena, Lagoinha, Carajás, Pampulha e Nossa Senhora das Graças, Parque Residencial Camaru e Jardim Botânico.
A coleta seletiva atende atualmente 46% da cidade e, com a ampliação, passa a atender cerca de 60% reaproveitando os recicláveis e reduzindo a quantidade de resíduos destinados ao aterro sanitário.
Para conscientizar os moradores sobre o novo serviço de coleta nestes bairros, o Núcleo da Coleta Seletiva do Dmae começa na segunda-feira (20) uma ação de conscientização porta a porta com a distribuição de imãs e folhetos explicativos aos moradores informando os dias de recolhimento em cada bairro e explicações sobre a separação do material que pode ser reciclável.
Escolas e Órgãos Públicos
A coleta seletiva em Uberlândia atende 50 escolas da rede municipal e estadual, a Coleta Seletiva, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), os Hospitais de Clínicas da UFU e Municipal, diversas empresas e estabelecimentos comerciais. No ano passado, o serviço incluiu em seu raio de atuação 28 condomínios, oito órgãos públicos das esferas municipal estadual e federal, seis empresas privadas e 10 escolas.
Funcionamento da Coleta Seletiva
O ‘ecocaminhão’ recolhe os materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), uma vez por semana nas ruas dos bairros atendidos e, na região central, o caminhão passa diariamente. O veículo tem a logomarca da coleta seletiva e emite uma sonorização peculiar, avisando os moradores que a coleta seletiva está passando próximo à residência, para que eles coloquem o saco com os materiais recicláveis na rua.
Confira abaixo os dias da coleta seletiva em seu bairro:
SEGUNDA Diurno (a partir das 8h) | TERÇA Diurno (a partir das 8h) | QUARTA Diurno (a partir das 8h) |
Cazeca Dona Zulmira Jardim Patrícia Luizote Mansour Tibery Morada do Sol Tubalina Chácaras Tubalina e Quartel Planalto | Cidade Jardim Daniel Fonseca Lídice Martins Osvaldo Rezende Santa Mônica Segismundo Pereira Vigilato Pereira Morada da Colina Altamira Parque Residencial Camaru e Jardim Botânico | Dona Zulmira Jardim Patrícia Luizote Fundinho Lídice Tabajaras Umuarama Maravilha Nossa Senhora das Graças Santa Rosa Marta Helena Lagoinha, Carajás e Pampulha |
QUINTA Diurno (a partir das 8h) | SEXTA Diurno (a partir das 8h) | SEGUNDA A SEXTA Noturno (a partir das 17h) |
Bom Jesus Custódio Pereira Martins Osvaldo Rezende Patrimônio Santa Mônica Segismundo Pereira Jardim Karaíba Alto Umuarama Jardim Inconfidência | Aparecida Brasil Jaraguá Roosevelt Saraiva Pacaembu | Centro |
O que destinar à coleta seletiva
– Papel, vidro, plástico e metais
– Óleo de cozinha usado (guardado em garrafas pet)
Cuidados na hora da separação do material reciclável
– Plásticos: lave-os bem para que não fiquem restos do produto dificultando a triagem e o aproveitamento do material
– Vidros: lave-os bem e retire as tampas
– Latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento
– Tetrapak: lave-as bem para evitar mau cheiro, a contaminação de outros itens recicláveis e surgimento de ratos e baratas
– Deixe todas as embalagens bem secas antes do descarte, seja qual for o material a ser reciclado
OBS: Não é necessária a separação do material reciclável por tipo, somente separar o material seco e úmido (orgânico – destinado à coleta convencional).