As práticas de atendimento na recepção dos espaços municipais de saúde foram tema do segundo treinamento “Atender bem faz bem”, iniciado na manhã desta quinta-feira, no auditório Cícero Diniz, situado no Centro Administrativo. Realizado pela Escola de Governo, o evento reafirma o compromisso da gestão municipal como aprimoramento de técnicas em relações humanizadas com os pacientes. O público-alvo são técnicos-administrativos que atuam na recepção das UBSs, UBSFs e UAIs e Hospital Municipal, mas também contemplou profissionais da rede particular. Outra turma participa da palestra ao longo da tarde, somando cerca de 400 pessoas capacitadas.
Os participantes tiveram a oportunidade de assistir à palestra ministrada por Juliana Hissamura, integrante do Staff Internacional Planetree e gerente de atendimento ao cliente do Hospital Albert Einstein. O treinamento aconteceu por meio do diálogo entre a palestrante e a plateia, utilizando-se de exemplos práticos para o melhor entendimento.
“Apesar de alta tecnologia, voltamos para as experiências que são humanizadas com um atendimento do paciente sendo único. Trouxe ferramentas de melhoria da comunicação, pois ela é o grande desafio hoje em dia. Na saúde pública, as pessoas estão sempre ansiosas e preocupadas, então precisamos da preocupação de cuidar do outro, e sem esquecermos de cuidar de nós mesmos”, destacou a palestrante.
O auxiliar administrativo Vitor de Souza entrou para o time de atendimento do UAI Tibery em maio de 2019, mas já reconhece o valor da capacitação para aprimorar ainda mais a qualidade do trabalho executado em favor da população. “Temos que prestar mais atenção na lida com as pessoas, no sentido de sermos mais educados e nos colocarmos no lugar do outro. Essa capacitação para todos os atendentes de todas as unidades é muito boa para falarmos uma mesma língua no atendimento de saúde”, disse.
Segunda edição
O primeiro treinamento focado no atendimento nos espaços de saúde aconteceu em junho de 2019. A diretora da Escola de Governo, Larissa Espíndola, destaca que o êxito da primeira edição a um segundo evento, com o diferencial dos ensinamentos repassados por uma profissional de uma instituição de referência nacional.