Notícias

Núcleo da Coleta Seletiva visita 200 imóveis no bairro Tubalina

Ação de conscientização visa orientar moradores para separar os materiais recicláveis
24 de janeiro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Desde o início da semana, integrantes do Núcleo da Coleta Seletiva do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) estão visitando os moradores do bairro Tubalina. A ação que visa orientar sobre o serviço de coleta seletiva no bairro já alcançou 200 imóveis. Durantes as visitas, os servidores explicam a importância de se realizar a separação dos materiais recicláveis, tanto para o meio ambiente, quanto para as associações. A atividade conta ainda com a distribuição de imãs e folhetos explicativos às pessoas, informando os dias em que o caminhão passa recolhendo os materiais.

            Os outros novos bairros que passarão a contar com a coleta seletiva após a ação de conscientização são: Planalto, Chácaras Tubalina e Quartel, Altamira, Morada da Colina, Jardim Inconfidência, Pacaembu, Santa Rosa, Maravilha, Marta Helena, Lagoinha, Carajás, Pampulha e Nossa Senhora das Graças, Parque Residencial Camaru e Jardim Botânico.

Funcionamento da Coleta Seletiva

O ‘ecocaminhão’ recolhe os materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), uma vez por semana nas ruas dos bairros atendidos e, na região central, o caminhão passa diariamente. O veículo tem a logomarca da coleta seletiva e emite uma sonorização peculiar, avisando os moradores que a coleta seletiva está passando próximo à residência, para que eles coloquem o saco com os materiais recicláveis na rua.

Confira os dias da coleta seletiva em seu bairro

O que destinar à coleta seletiva

– Papel, vidro, plástico e metais

– Óleo de cozinha usado (guardado em garrafas pet)

Cuidados na hora da separação do material reciclável

 – Plásticos: lave-os bem para que não fiquem restos do produto dificultando a triagem e o aproveitamento do material

– Vidros: lave-os bem e retire as tampas

– Latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento

– Tetrapak: lave-as bem para evitar mau cheiro, a contaminação de outros itens recicláveis e surgimento de ratos e baratas

– Deixe todas as embalagens bem secas antes do descarte, seja qual for o material a ser reciclado

OBS: Não é necessária a separação do material reciclável por tipo, somente separar o material seco e úmido (orgânico – destinado à coleta convencional).

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também