Desde o início da semana, integrantes do Núcleo da Coleta Seletiva do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) estão visitando os moradores do bairro Tubalina. A ação que visa orientar sobre o serviço de coleta seletiva no bairro já alcançou 200 imóveis. Durantes as visitas, os servidores explicam a importância de se realizar a separação dos materiais recicláveis, tanto para o meio ambiente, quanto para as associações. A atividade conta ainda com a distribuição de imãs e folhetos explicativos às pessoas, informando os dias em que o caminhão passa recolhendo os materiais.
Os outros novos bairros que passarão a contar com a coleta seletiva após a ação de conscientização são: Planalto, Chácaras Tubalina e Quartel, Altamira, Morada da Colina, Jardim Inconfidência, Pacaembu, Santa Rosa, Maravilha, Marta Helena, Lagoinha, Carajás, Pampulha e Nossa Senhora das Graças, Parque Residencial Camaru e Jardim Botânico.
Funcionamento da Coleta Seletiva
O ‘ecocaminhão’ recolhe os materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), uma vez por semana nas ruas dos bairros atendidos e, na região central, o caminhão passa diariamente. O veículo tem a logomarca da coleta seletiva e emite uma sonorização peculiar, avisando os moradores que a coleta seletiva está passando próximo à residência, para que eles coloquem o saco com os materiais recicláveis na rua.
Confira os dias da coleta seletiva em seu bairro
O que destinar à coleta seletiva
– Papel, vidro, plástico e metais
– Óleo de cozinha usado (guardado em garrafas pet)
Cuidados na hora da separação do material reciclável
– Plásticos: lave-os bem para que não fiquem restos do produto dificultando a triagem e o aproveitamento do material
– Vidros: lave-os bem e retire as tampas
– Latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento
– Tetrapak: lave-as bem para evitar mau cheiro, a contaminação de outros itens recicláveis e surgimento de ratos e baratas
– Deixe todas as embalagens bem secas antes do descarte, seja qual for o material a ser reciclado
OBS: Não é necessária a separação do material reciclável por tipo, somente separar o material seco e úmido (orgânico – destinado à coleta convencional).