Notícias

Prefeitura de Uberlândia inicia mutirão de exames eletivos

Além dos procedimentos de raio-x eletivos nas UAIS todos os dias, também são ofertados mais exames de ultrassom obstétrico para as gestantes
24 de janeiro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Cleiton Borges/ Secretaria de Governo e Comunicação

Com a iniciativa de agilizar o tempo de espera a quem aguarda pelos os exames eletivos de raio-x, a Prefeitura de Uberlândia iniciou, nesta sexta-feira (24), o mutirão de atendimento destes procedimentos. Os raio-x eletivos serão agendados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UAI) e acontecerão diariamente das 7h às 22h. Além destes exames, também será aumentada a oferta do ultrassom obstétrico na UAI do Martins.

A dona de casa Rosângela Antônia da Silva estava desde outubro aguardando por um raio-x nos joelhos e na perna direita. Nesta sexta-feira, ela foi uma dos primeiros agendamentos feitos na UAI do Martins. “Acho muito importante ações como esta. No meu caso, foram três meses de espera, mas tem pessoas que estão há mais tempo. Espero que o mutirão possa atender a todos que estão esperando”, ressaltou.

Para este primeiro momento, serão chamados todos os pacientes classificados em amarelo, já que os vermelhos, que têm maior prioridade, continuam sendo feitos no Hospital de Clínicas (HC-UFU), assim como os verdes e azuis. “Temos uma fila de exames que surgiu após um período de descaso com a saúde. No ano passado, foram reformados todas as salas de raio-x e adquiriu equipamentos novos e digitais. Com isso, será possível fazer mais exames, zerando a fila. Ao todo, são 10.700 pacientes classificados em amarelo. Nossa expectativa é realizar todos os procedimentos em três meses”, explicou a assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Vânia Maria Martins.

Prefeitura de Uberlândia inicia mutirão de exames eletivos 1
Foto: Cleiton Borges/ Secretaria de Governo e Comunicação

Os agendamentos acontecerão em todas as unidades, inclusive ocorrerão aos sábados e domingos. Para as UAIs que têm o atendimento de traumatologia no pronto atendimento (Planalto, Roosevelt e Tibery), a oferta será menor em comparação com as outras unidades, pois precisam de mais horários na agenda para as urgências e emergências

Além do raio-x, a oferta de ultrassom obstétrico será aumentada com a chegada de um novo equipamento. Serão 270 exames a mais por mês realizados na UAI Martins. A gestante Celismônia Cristina, de 35 anos, também foi um dos agendamentos já dentro do mutirão. “Estou no fim da gestão e realizar a ultrassom agora é fundamental. Estava esperando há algum tempo e ainda bem que consegui fazer o exame antes de dar à luz. É algo que toda as gestantes precisam nessa fase tão importante”, disse.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também