Servidores da Prefeitura de Uberlandia, carroceiros, profissionais e alunos de medicina veterinária se reuniram durante a segunda edição do “Uberlândia Amiga dos Carroceiros”. O encontro, realizado no Ecoponto do bairro São Jorge, atendeu gratuitamente animais de tração de carroceiros do município que se caracterizam como de baixa renda.
Resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos e o Centro Universitário UNA, a iniciativa possibilitou exames clínicos, vermifugação, orientações sobre alimentação e vacinação dos equinos de tração para mais de 30 animais.
“A ideia é oferecer atendimento qualificado aos animais de todos carroceiros que nos ajudam na limpeza da cidade recolhendo resíduos das casas e trazendo aos Ecopontos. Essa é a segunda edição e constatamos a importância da iniciativa. Pretendemos que a terceira edição aconteça em fevereiro, no Ecoponto do bairro Guarani”, destacou o secretário da pasta, João Junior.
Com mais de 40 anos de profissão, o carroceiro Simar Flores dos Santos compareceu pela primeira vez e aproveitou para deixar a saúde de quatro equinos em dia.
“É muito bom, principalmente para quem não tem condição de tratar a saúde dos animais. Aqui eles podem ser cuidados e medicados. Vai ser bom ter continuidade esse serviço”, disse.
Retorno
Quem esteve na primeira edição, realizada em dezembro no mesmo lugar, aprovou a chance dos animais terem um retorno médico veterinário dos animais. É o caso do carroceiro Agnaldo Oliveira, que ainda aprimorou os conhecimentos sobre manejo geral e passou o veículo de trabalho por avaliação.
“Agradeço ao apoio da Prefeitura e da UNA. Os animais da primeira consulta estão melhores, mais calmos e ganharam peso”, constatou.