Intervenções artísticas marcam as ações pela Semana Municipal do Graffiti em Uberlândia, cuja data comemorativa é 31 de janeiro. As atividades, desenvolvidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil, começam nesta quinta-feira (30) e seguem até sábado (1º).
“O principal objetivo dessas ações é quebrar o preconceito e mostrar que a grafitagem é um estilo de vida, uma arte sustentável e uma ferramenta de mudança na vida dos jovens. Esse trabalho começou em 2012 como uma oficina e hoje está presente em intervenções em comunidades terapêuticas e escolas, com programas como o ‘Superar-te’, que envolve customização de camisetas e telas, criação de painéis”, explica o coordenador de Reinserção Social da pasta, Cleiton Rocha dos Santos (o Kakko).
A primeira atividade acontece nesta quinta no Presídio Professor Jacy de Assis. Internos poderão participar da criação de um painel, com o tema “Educação e Família”, mentorados por quatro grafiteiros, incluindo Kakko. Na sexta (31) e no sábado (1º), os artistas estarão no Centro de Artes e Esporte Unificado (CEU) Shopping Park.
Pelo aniversário do bairro, será desenvolvido o painel “Família e Prevenção às Drogas”. Além de Kakko, participam do projeto grafiteiros convidados. Do interior de São Paulo são esperados BBoy (Ribeirão Preto) e Pepão (Franca). De Uberlândia, integram a equipe Alexandre Geleia, Júlio Neguela, Kim Ferreira e Dequete.