Notícias

Programa Buriti finaliza plantio de 40 mil mudas nativas do Cerrado

Iniciativa recuperar 58,5 mil metros de áreas de preservação permanente em propriedades rurais nas bacias do Uberabinha, Araguari e Bom Jardim
29 de janeiro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Comunicação Dmae

O Programa Buriti, sob a responsabilidade do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), está concluindo nesta quarta-feira (29) o plantio de 40 mil mudas nativas do cerrado em áreas de preservação permanente (APP). A ação, realizada em dez propriedades, fez a recomposição vegetal em 58,5 hectares.

Segundo o Dmae, estas ações são importantes para a preservação das nascentes, gerando um benefício ambiental para a sociedade como um todo. Com esta iniciativa, a autarquia auxilia na proteção das APPs, nos aspectos técnicos e financeiros. Assim, fica sob responsabilidade do produtor a manutenção das áreas de preservação.

As mudas de plantas nativas do cerrado foram utilizadas na recuperação de APPs nas bacias dos rios Araguari e Uberabinha e ribeirão Bom Jardim que sofreram algum tipo de degradação ambiental. A ação começou no final de novembro de 2019 com a preparação para o plantio na Fazenda Tenda, localizada na bacia do rio Araguari. Na propriedade foi feita a recomposição vegetal de uma área de 3 hectares, que foi cercada e protegida.

A iniciativa foi muito bem recebida pela produtora rural Cristiane Maria de Castro.  “Houve uma ampliação da área de preservação na propriedade e o Programa Buriti está fazendo todo o trabalho de replantio da mata nativa. Com isso, a área de nascente vai estar mais preservada, beneficiando a todos”, disse. 

Além do plantio de mudas, o Programa Buriti executou mais de 60 mil metros de cerca linear em 22 propriedades de janeiro a outubro do ano passado. Também foram realizadas 1.500 horas-máquina de trabalho com a realização de barraginhas, terraceamentos, curva de nível e readequação de estradas vicinais.

Parceria Abha/Buriti

Uma parceria entre o Programa Buriti e a Associação da Bacia Hidrográfica do Araguari (Abha Gestão de Águas) foi realizada no ano passado, resultando no benefício de preservação ambiental para oito fazendas localizadas nos municípios de Uberaba e Uberlândia. Com a iniciativa, foram plantados 18,3 mil mudas de espécies nativas do Cerrado em APPs de propriedades que possuem nascentes do rio Uberabinha e ribeirão Bom Jardim. 

O investimento, de R$ 400 mil, foi custeado pela Abha. O Programa Buriti acompanhou, orientou e fiscalizou a iniciativa. O projeto atende seis propriedades do município vizinho, uma vez que 40% da área do ribeirão Bom Jardim e do rio Uberabinha estão dentro do município de Uberaba.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também