Notícias

Desafio Internacional pode garantir paratletas da equipe Aparu/Futel nos Jogos de Tóquio

Evento será neste fim de semana, entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, no DF
30 de janeiro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A equipe da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia e Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer – Aparu/Futel disputa, neste fim de semana, a etapa regional do Circuito Loterias Caixa, competição que acontece em Brasília, entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro. No total, são 61 atletas do paratletismo, que disputarão provas de arremesso do peso, lançamento do disco, 100 metros rasos, 400 metros, salto em distância, entre outras, além de um atleta que participará de provas na modalidade de halterofilismo.

Nesta sexta-feira (31), durante o circuito, será realizado o Desafio Internacional, primeira classificatória direta para os Jogos Paralímpicos de Tóquio. Da equipe Aparu/Futel, disputam a competição os paratletas Antônio José Lima Araújo, Clóvis Eduardo Ferreira de Oliveira, Joana Helena dos Santos Silva, Lunier Carvalho Salis, Nauane Nunes de Paulo, Rafael Cerqueira Nunes, Wellington Fernandes dos Santos, Edmar Alves de Oliveira e Mauro Evaristo de Souza.

Expectativa positiva

De acordo com um dos treinadores da equipe, o educador físico da Futel Leandro Garcia, a expectativa é bastante positiva. “Nossa equipe tem treinado bastante e é a que mais conquista medalhas nas provas de atletismo dessa competição há mais de dez anos. Sempre bom lembrar do apoio da Prefeitura de Uberlândia para que possamos participar e nos destacar em diversas competições nacionais e internacionais”, destacou o profissional.

Em 2020, a Aparu/Futel ainda disputará o Open Internacional – Grand Prix Brasil, o Meeting Brasileiro CBDI, a 1ª Fase do Nacional de Atletismo, o Campeonato Brasileiro, entre outras competições importantes. A equipe ainda tem chances de ter paratletas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, que acontecerão entre 25 de agosto e 6 de setembro. Para isso, dependem de bons resultados nas competições que disputarão ao longo do primeiro semestre do ano.

A Aparu tem 126 paratletas, sendo 87 de atletismo, 17 de bocha, oito de parabadminton, seis de natação, seis de futebol de sete e dois de tênis de mesa. A Futel oferece à entidade, além de repasse financeiro, a estrutura do CIE (quadra para futebol de sete, bocha e parabadminton; o mesanino para tênis de mesa e a pista para atletismo), a estrutura do UTC (piscina para natação), a estrutura do SESI Gravatás (pista para atletismo) e quatro treinadores.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também