Notícias

Prefeitura reforça cuidados contra transmissão de doenças respiratórias

Higiene no momento de tossir ou espirrar e lavagem frequente das mãos estão entre as recomendações
3 de fevereiro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Com o epicentro de casos confirmados na China, o agente coronavírus tem causado milhares de doenças respiratórias pelo mundo, inclusive com notificações suspeitas no Brasil.  Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos infectados com o novo coronavírus desenvolve sintomas semelhantes aos da gripe e cerca de 20% progride para doenças mais graves, como pneumonia e insuficiência respiratória. Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde reforça os cuidados que a população deve tomar para evitar possível contágio e qualquer enfermidade respiratória.

As investigações sobre o novo vírus ainda estão em andamento, mas a transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas. Por este motivo, o médico da Vigilância Epidemiológica, Marcelo Sinício, explica quais são os principais cuidados.

“Um dos pontos chaves para se proteger, e isso serve para qualquer vírus, é a etiqueta da tosse. É uma expressão utilizada para que tenhamos cuidado com a higiene no momento de tossir ou espirrar. Isso porque, ao fazermos isso, as gotículas podem se espalhar por todo o ambiente e contaminar outras pessoas. Ter esse cuidado é imprescindível, utilizando lenço de papel, álcool, lavando as mãos com frequência ou tapando a boca com o antebraço e não com as mãos, por exemplo”, orienta.

 Veja abaixo outras recomendações:

 – Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes;
–  Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
– Manter os ambientes bem ventilados.
Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também