Na noite desta terça-feira (4), a Prefeitura de Uberlândia deu início à modernização dos 332 semáforos instalados em Uberlândia. A primeira região contemplada com o serviço foi o quadrante de cruzamentos da praça Tubal Vilela, no Centro da cidade. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes definiu que a troca das lâmpadas incandescentes por LED e instalação de botoeiras nos sinaleiros se dará a partir das avenidas João Pinheiro, Afonso Pena, Floriano Peixoto e Cesário Alvim, no trecho que inicia da praça Clarimundo Carneiro até o Terminal Central.
“Esta é a primeira etapa deste processo. Começamos pelo Centro, em especial no entorno da praça Tubal Vilela, pois é uma região com concentrado volume de tráfego de veículos e pedestres. Em volta da praça também existem muitos comércios, escola e pontos de ônibus. O serviço neste setor será sempre noturno para amenizar possíveis transtornos aos usuários da via”, explicou o secretário da pasta, Divonei Gonçalves.

Os trabalhos tiveram início às 20 horas e seguiram até as 3h da madrugada. A tarefa consistem trocar a caixa completa (ou somente a placa circular que abriga as lâmpadas dos sinais) e instalação de botoeiras acessíveis aos deficientes visuais. No total serão 1.200 botoeiras a serem instaladas nesse macroprojeto. Os equipamentos de acessibilidade serão instalados durante o dia, visto que não demandam interrupção do trânsito para o procedimento.
Além da melhoria na funcionalidade, as lâmpadas de LED reduzem os gastos do município com energia em mais 90% na operação semafórica. O investimento da gestão municipal é de R$ 5,2 milhões, provenientes do Fundo Municipal de Trânsito e Transportes. A responsável por executar o serviço é a Terra Sinalização Eireli, empresa escolhida por meio de licitação. A previsão é de que o serviço seja concluído ao longo de 2020.