Notícias

Zoológico Municipal elabora cardápio especial para estimular animais

Técnica conhecida como enriquecimento ambiental oferece um ambiente de bem-estar às espécies
6 de fevereiro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Araípedes Luz/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Imagine um picolé de peixe ou de carne. Opções assim podem não soar muito atrativas para humanos, mas certamente agradam algumas espécies de animais que habitam o Zoológico Municipal nesta época do ano. Semanalmente, os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos elaboram novas e criativas opções de nutrição do plantel, considerando principalmente a temperatura ambiente. Os alimentos são acompanhados de outras iniciativas capazes de simular o habitat natural e otimizar a qualidade de vida das espécies, em um processo conhecido como enriquecimento ambiental.  

As dietas levam em consideração os 150 animais do espaço e são elaboradas por um zootecnista, com apoio de um veterinário e de um biólogo. Os alimentos são adquiridos com empresas selecionadas por meio de licitação.

Zoológico Municipal elabora cardápio especial para estimular animais 1
Araípedes Luz/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

O diretor do Zoológico, Evandro Canelo, explica que o enriquecimento ambiental segue um planejamento conforme necessidades específicas de cada espécie, com adaptações constantes, levando em consideração a época do ano. Para as altas temperaturas do verão, o cardápio é dominado por folhas, frutos e flores. Além de picolés, a ingestão de água é incrementada com outros alimentos, como gelatinas.

 “Em épocas onde temos calor em excesso, aumentamos a quantidade de alimentos mais ricos em líquido. Junto a isso, criamos estímulos nos ambientes, fazendo com que esse alimento mais saudável torne-se também mais atrativo. Assim, o animal consegue ingerir a quantidade de nutrientes e calorias necessárias para o seu bem-estar, independentemente da temperatura”, explicou.

Zoológico Municipal elabora cardápio especial para estimular animais 2
Araípedes Luz/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Foco ambiental

O trabalho abrange ainda exercícios que exploram características sociais, alimentares, físicas, sensoriais e ocupacionais dos animais. O diretor acrescenta que os resultados extrapolam os recintos e contribuem para a conscientização dos visitantes acerca da fauna e do meio ambiente.

“O nosso foco principal é a conservação e a educação ambiental em fazer com que os visitantes saiam pessoas melhores e esse enriquecimento favorece a conservação. Esses animais ficam cativos, então o que fazemos é melhorar o dia a dia com a oferta de alimentos e enriquecimento diário”, explicou.

Zoológico Municipal

Local: complexo do Parque do Sabiá – bairro Tibery
Funcionamento: Terça a domingo – das 8h às 16h, com permanência até às 17h
Entrada gratuita!

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também