O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) realiza permanentemente o controle da qualidade da água em todo o sistema de abastecimento, desde a captação até o cavalete do imóvel. Para isso, a autarquia coleta 470 amostras de água por mês em 63 Pontos de Controle de Qualidade (PCQs) – distribuídos em locais estratégicos na área urbana e rural de Uberlândia. Nesta semana, dois novos equipamentos foram instalados nos campi Santa Mônica e Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
A iniciativa é uma parceria entre o Dmae e a UFU dentro do Plano de Segurança Hídrica, desenvolvido pela universidade. As análises das amostras retiradas nos PCQs comprovam a qualidade do líquido para o consumo humano nos locais próximos às residências, comércios e instituições.
As amostras de água recolhidas nos PCQs são encaminhadas para o Laboratório de Qualidade da Água (LQA) da autarquia, onde são realizadas análises em relação aos parâmetros físico-químicos e bacteriológicos. Nesta fase, são verificados fatores como turbidez, cor, concentração de cloro, flúor e PH, conforme as recomendações da portaria do Ministério da Saúde referentes às condições de consumo.
Análise do tratamento
O controle de qualidade da água é iniciado no processo de captação nos mananciais e se estende para as estações de tratamento de água (ETAs Bom Jardim e Sucupira), a chamada análise de tratamento. Nas estações, são realizados testes de hora em hora para verificar se os produtos dosados possuem concentrações corretas, se ocorreram as reações esperadas ou alguma alteração.