Notícias

Dmae realiza controle diário da qualidade da água distribuída à população

Autarquia conta com 63 Pontos de Controles de Qualidade (PCQ) em locais estratégicos da zona urbana e rural; dois novos foram instalados na UFU
13 de fevereiro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Comunicação Dmae

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) realiza permanentemente o controle da qualidade da água em todo o sistema de abastecimento, desde a captação até o cavalete do imóvel. Para isso, a autarquia coleta 470 amostras de água por mês em 63 Pontos de Controle de Qualidade (PCQs) – distribuídos em locais estratégicos na área urbana e rural de Uberlândia. Nesta semana, dois novos equipamentos foram instalados nos campi Santa Mônica e Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

A iniciativa é uma parceria entre o Dmae e a UFU dentro do Plano de Segurança Hídrica, desenvolvido pela universidade. As análises das amostras retiradas nos PCQs comprovam a qualidade do líquido para o consumo humano nos locais próximos às residências, comércios e instituições.

“Atestamos se a água está dentro dos padrões de qualidade após circular nas adutoras e tubulações. Não fazemos análises apenas nos reservatórios. Vamos para as ruas verificar se está tudo correto”, explicou a gerente de Tratamento de Água e Operações do Dmae, Rejane Nunes Cerqueira.

As amostras de água recolhidas nos PCQs são encaminhadas para o Laboratório de Qualidade da Água (LQA) da autarquia, onde são realizadas análises em relação aos parâmetros físico-químicos e bacteriológicos. Nesta fase, são verificados fatores como turbidez, cor, concentração de cloro, flúor e PH, conforme as recomendações da portaria do Ministério da Saúde referentes às condições de consumo.

Análise do tratamento

O controle de qualidade da água é iniciado no processo de captação nos mananciais e se estende para as estações de tratamento de água (ETAs Bom Jardim e Sucupira), a chamada análise de tratamento. Nas estações, são realizados testes de hora em hora para verificar se os produtos dosados possuem concentrações corretas, se ocorreram as reações esperadas ou alguma alteração.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também