Notícias

População comparece às unidades de saúde no Dia D de Vacinação contra o Sarampo

Campanha Nacional segue até o dia 13 março com foco nas pessoas com idade entre cinco e 19 anos
15 de fevereiro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Mais de 100 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde foram mobilizados durante este sábado (15) para a realização do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Desde as 8h, 23 unidades em diversos pontos da cidade estão abertas para que a população tenha mais uma oportunidade de atualizar o cartão de vacina. 

Neste ano, o público-alvo da campanha são crianças e jovens com idade entre 5 e 19 anos. Nessa faixa etária, é preciso ter duas doses da vacina tríplice viral, que protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola.

“O município conta com 74 salas de vacinação, algumas delas com horário estendido, mas mesmo assim ainda há pessoas que não conseguem comparecer à unidade para atualizar o cartão. É uma doença grave, de fácil transmissão e este é o único sábado em que as pessoas terão a oportunidade de se protegerem”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização do munícipio, Claubia Oliveira.

O autônomo Cleiton Carvalho acordou cedinho e levou a neta Maria Eduarda até a UAI do bairro Planalto. “Cuidar da saúde das crianças é um dever! Todos os responsáveis devem ter a obrigação de trazer elas para se vacinarem e prevenir doenças”, disse.

A vacinação é a única forma de proteção contra o sarampo. A campanha segue até o dia 13 de março. O município conta com o serviço de imunização até as 21h em oito unidades: Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Brasil e Tocantins e as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) Pampulha, Planalto, Luizote, Martins, Roosevelt e Tibery.

“Essa vacina é feita aos seis meses, um ano, um ano e três meses. Dessa idade até os 29 anos, é necessário duas doses da tríplice viral. De 30 a 49 anos, a recomendação é uma dose”, finalizou a coordenadora. Os endereços e horários de funcionamento de todas as unidades estão disponíveis aqui.

Confira as unidades abertas neste sábado (15):

– Setor Central-norte UAI Martins UAI Roosevelt UBS Brasil UBS Nossa Senhora das Graças UBSF Santa Rosa – Setor Oeste UAI Planalto UAI Luizote UBS Tocantins UBS Dona Zulmira UBS Guarani UBSF Mansour UBSF Pequis UBSF Canaã II, IV e V
– Setor Leste UAI Tibery UBS Custódio UBSF Morumbi I e II UBSF Dom Almir   – Setor Sul UBS Pampulha, UBS Patrimônio UBSF Shopping Park II UBSF São Jorge II e III UBSF Seringueiras II UBSF Lagoinha I  
Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também