Notícias

Mais de 70 mil alunos retornam às aulas nesta segunda (17)

Escolas foram preparadas para receber estudantes e servidores para os próximos 200 dias letivos
17 de fevereiro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Com apenas 1 ano e oito meses de idade, o pequeno Zaion teve a experiência de frequentar uma escola municipal pela primeira vez nesta segunda-feira (17). Ele e mais de 70 mil estudantes frequentarão as salas de aula de 121 unidades da Prefeitura de Uberlândia e 44 organizações da sociedade civil (OSCs), que são entidades parceiras da Secretaria Municipal de Educação (SME), totalizando 165 espaços na rede municipal de ensino. Ao todo, serão 200 dias letivos que se estenderão até o dia 18 de dezembro.

Até o ano passado, Zaion frequentava uma escola particular. Após ouvir os elogios sobre as escolas municipais, o pai do garoto, o professor Breno Maia, não teve dúvidas e matriculou o filho na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professora Gesimeire Fátima Araújo, no bairro Santa Mônica. “Tenho certeza que vão oferecer um bom atendimento. Até hoje, eu só ouvi elogios sobre esta escola”, disse.

Foto: Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Para receber bem os alunos, a equipe da Emei Gesimeire preparou todo o espaço com balões coloridos, músicas e alguns servidores fantasiados de fadas e joaninhas. Logo no início das aulas, um lanche foi servido, demonstrando o zelo com as crianças. “Temos objetivos e queremos cumpri-los com primor. Tudo o que fazemos vai se refletir no desenvolvimento das crianças, por isso fazemos com tanto cuidado e carinho”, destacou a diretora da escola, Flávia Nogueira.

Rede municipal foi preparada para uma volta tranquila

Foto: Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Atenta aos aspectos que abrangem o processo de ensino e de aprendizagem, a equipe da SME cuidou de todos os detalhes para que a volta às aulas fosse a mais tranquila possível para os alunos e seus familiares.

“Queremos que nossos estudantes sejam muito bem atendidos. Esta foi uma determinação que recebemos do prefeito Odelmo Leão e que estamos trabalhando todos os dias para praticar”, reforçou a secretária à frente da pasta, Tania Toledo.

Merenda

Foto: Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Um dos detalhes de maior foco foi a merenda escolar, que começou a ser entregue no início do mês, quando as cantinas das unidades foram abastecidas com os itens básicos. Ao todo foram 20 alimentos que continuarão sendo distribuídos durante todo o ano, como arroz, feijão, suco de caju e macarrão. Na semana passada foi feito o abastecimento da carne bovina, sendo que o cardápio contará ainda com filé de peito de frango e filé de coxa e sobrecoxa. Os lanches ainda terão mel, biscoito de polvilho, ovos de galinha e produtos da agricultura familiar, entre outros.

Transporte   

O transporte escolar está garantido e cerca de 200 motoristas já começaram a prestar o serviço. Neste mês uma reunião foi realizada com os profissionais para assinatura dos contratos para prestação de serviços e apresentação das diretrizes e orientações para 2020. Assim como em 2019, a modalidade de contratação será individual. O credenciamento dos motoristas foi realizado no ano passado e segue aberto no Portal da Prefeitura para formação de cadastro de reserva.

No aspecto administrativo, duas reuniões com diretores municipais e administradores de OSCs serviram para apresentar itens como organização das escolas, cardápio escolar e quadro de servidores.

Estrutura

As estruturas físicas das unidades da Prefeitura de Uberlândia tiveram reforços nos reparos pelo programa Escola Bem Arrumada, realizado em parceria pela SME e Empresa Municipal de Reparo e Manutenção (Emam). Durante as férias foram feitos reparos nas redes elétrica e hidráulica, pinturas, limpezas de caixas d’água e serviços de podas e capinas. Nos entornos das escolas foram refeitas as sinalizações do trânsito pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes. Já a Secretaria Municipal de Saúde fez combates aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também