Notícias

Biblioteca Municipal é inaugurada ao público em novo endereço

Localizada no primeiro piso do Centro Municipal de Cultura, espaço recebe programação especial
18 de fevereiro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Mais de 43 mil sonhos, personagens e viagens sem sair do lugar. A Biblioteca Municipal Juscelino Kubitscheck de Oliveira, que completa 80 de história em 2020, agora tem um novo endereço: o Centro Municipal de Cultura. O equipamento público está localizado na praça Professor Jacy de Assis, no antigo Fórum, o que facilita o acesso aos ávidos leitores, e será reaberto à comunidade a partir desta terça-feira (18) às 8h15.

“A gente acredita que isso vai ser muito bom, porque estamos localizados ao lado do Terminal Central, o que permite que todos consigam chegar à biblioteca com tranquilidade, fazer empréstimos de livros e vivenciar nossas oficinas, palestras e eventos”, destacou Denise Carvalho, diretora da Biblioteca.

Durante todo o dia, diversas atividades especiais foram programadas para os frequentadores. Às 9h, uma oficina de origami foi preparada para o público. Logo às 10h, quem toma conta do local é o Beauty Day, onde os frequentadores poderão se embelezar e adquirir dicas de maquiagem.

Às 14h30, a criatividade e animação tomam conta do local, com uma oficina de Máscaras de Carnaval. Ainda durante a tarde, às 15h, uma contação de histórias e uma palestra de Motivação, qualificação e empreendedorismo fazem parte da programação.

História

A Biblioteca Pública Municipal foi inaugurada em 10 de novembro de 1940, na sede da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária, na Av. João Pinheiro, durante a gestão do prefeito Vasco Gifone.

Desde a sua criação, ocupou vários espaços, até ser transferida em 1976 para o prédio reformado da antiga rodoviária, onde permaneceu até 2019. No dia 31 de agosto de 1976, aniversário de Uberlândia, a Biblioteca ganhou um novo nome: Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira, homenagem especial ao ex-presidente da República.

Em 2020, o acervo ganha novo endereço, agora na Praça Professor Jacy de Assis, onde está situado o Centro Municipal de Cultura.

O espaço

São 37 servidores que fazem a Biblioteca Pública Municipal funcionar, desde o acervo e catalogação, até a organização dos eventos. Localizada no primeiro piso do prédio, os visitantes são recebidos por uma exposição logo na portaria.

O espaço infanto-juvenil “Vovó Caximbó – Maria Inês Mendonça” leva alegria e diversão ao ambiente, em uma decoração lúdica e interativa, contando com móveis da coleção “Bichos Fantásticos”, especificamente projetados para crianças, além de uma brinquedoteca.

“Nós queremos investir nas crianças. Temos brinquedos e uma decoração voltada a elas, bem como bancos de leitura, que cada um pode sentar e deitar. A ideia é que seja tudo muito leve, muito prático”, explicou a secretária municipal de Cultura, Mônica Debs.

Além disso, o Espaço Incluir oferece equipamentos para pessoas com deficiências visuais e físicas, seguindo os princípios de democratização e acesso. Logo ao lado, o Espaço Digital proporcionará uma infraestrutura de computadores e softwares para a realização de cursos e uso dos frequentadores da Biblioteca.

Também compõem a Biblioteca Municipal uma galeria para exposições, Gibiteca, Sala Multiuso, Sala Uberlândia (dedicada à história da cidade), Hemeroteca (coleção de jornais, revistas e periódicos), área de pesquisa, ilha de computadores para acesso ao acervo eletrônico, sala de oficinas, sala de literatura e a parte administrativa, como a sala da diretora, acervos, entre outros.

Não perca!

O quê: Programação especial de reinauguração

Onde: Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek, situada no Centro Municipal de Cultura – praça Jacy de Assis, s/n

Quando: terça-feira (18), 8h15

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 18h45

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também