Notícias

Manifestações artísticas e aprendizado marcam segundo dia de inauguração do Centro Municipal de Cultura

Sala Multimídia recebe até amanhã (19) curso de capacitação “Produção e Criação Musical Multimídia”
18 de fevereiro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Esta terça feira (18) proporcionou mais uma noite de festa e muita emoção. O Centro Municipal de Cultura continua surpreendendo os olhares de quem por ali passa. Para a arquiteta Ana Beatriz Amaral, as expectativas foram superadas. “Estava muito ansiosa para conhecer o espaço. Coisas de criadores e criaturas, porque, enfim, o Fórum é um projeto arquitetônico pelo qual tenho um apreço muito especial e fiquei muito feliz que tenha virado um Centro Cultural, porque Uberlândia precisava de um espaço como esse”, destacou.

Desde a última segunda-feira (17), quem também tem sido beneficiada é a classe artística. Além das apresentações culturais, a Sala Multimeios recebeu o primeiro curso de capacitação. Até esta quarta (19), os entusiastas por criação e editoração de partituras estarão se aprimorando na arte por meio do curso “Produção e Criação Musical Multimídia”, conduzido pelo Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli.

Além de exposições, os demais espaços, da área externa até o subsolo, foram contemplados com as seguintes apresentações: Banda Sinfônica Municipal de Uberlândia, We Dance, Congado Quilombo dos Palmares, Atividança, Alex Academia de Dança, violino, Cia It, Casa IT, Udi Jazz Big Band, Grupo DMG e Orquestra Sesc de Viola.

Uma programação especial foi preparada e segue nesta quarta-feira (19) à noite, com uma pequena amostra da imensa diversidade cultural de Uberlândia. (Confira a programação completa abaixo).

Centro Municipal de Cultura

Em outubro de 2018, o prédio que abrigava a antiga sede do Fórum Abelardo Penna foi doado ao Município. A ordem de serviço para reforma do Centro Municipal de Cultura foi assinada em junho do ano passado. Orçado em R$ 1,3 milhão, o início da transformação ficou sob responsabilidade da construtora licitada Martins Medeiros, proporcionando leveza, diversidade, arte e, ao mesmo tempo, preservando a estrutura da edificação tombada. Para isso, desde junho de 2019 foram realizadas intervenções internas e externas sem que fossem construídas paredes ou alterados os aspectos históricos do prédio.

Obras de arte como telas, esculturas e pinturas foram doadas pela classe artística e transformaram a dureza brutalista da arquitetura original em expressão. Logo nas janelas, vê-se um novo colorido, em contraste com o concreto cru das paredes externas do prédio.

Mudaram para o local a Biblioteca Municipal Juscelino Kubitschek, Banda Municipal e Secretaria Municipal de Cultura. Além disso, a cidade ganhou espaços de inclusão para deficientes físicos e visuais, Sala Multimeios, Espaço infanto-juvenil Vovó Caximbó, o Cineteatro Nininha Rocha, a Galeria de Artes Iolanda Lima, a Esplanada Pena Branca e Xavantinho e o Memorial da Cultura Afro-Brasileira Charqueada, além de diversos ambientes para exposições, realização de eventos, oficinas e cursos.

Na área externa, um parque infantil, mesas para jogos e academia ao ar livre levam esporte e diversão a toda a família. Em uma segunda etapa, o ambiente receberá revitalização das pedras portuguesas, manutenção das grades, portões eletrônicos, além da construção e uma guarita, orquidário e pista de skate.

Confira a programação para o último dia de evento:            

Dia 19 de fevereiro (quarta-feira) – 19h

Área externa: Banda Municipal, Coletivo Semente de Fogo e Grupo de Folia de Reis

Biblioteca Municipal: Berg Cia de Dança

Espaço Gourmet: Grupo Congado Moçambique de Belém

Hall da Secretaria Municipal de Cultura: Cia de Dança Cigana nana Gonzaga

Esplanada Pena Branca e Xavantinho:  Grupo Junino Forrozarte

Sala de ensaios da Banda Municipal: Banda Sinfônica Municipal de Uberlândia

Final da rampa de acesso: Trio de Metais da Banda Municipal

Cineteatro Nininha Rocha: Apresentação de dança com Claudia Nunes e UAI Q Dança

Palco da área externa: Quinteto do Samba convida Samba de Vera no palco da área externa

Não Perca!

O quê: Inauguração do Centro Municipal de Cultura
Onde: Praça Professor Jacy de Assis, s/n, Centro (ao lado do Terminal Central)
Quando: Quarta-feira (19), a partir das 19h

Entrada gratuita!

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
All articles loaded
No more articles to load

Destaques

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load