Esta terça feira (18) proporcionou mais uma noite de festa e muita emoção. O Centro Municipal de Cultura continua surpreendendo os olhares de quem por ali passa. Para a arquiteta Ana Beatriz Amaral, as expectativas foram superadas. “Estava muito ansiosa para conhecer o espaço. Coisas de criadores e criaturas, porque, enfim, o Fórum é um projeto arquitetônico pelo qual tenho um apreço muito especial e fiquei muito feliz que tenha virado um Centro Cultural, porque Uberlândia precisava de um espaço como esse”, destacou.
Desde a última segunda-feira (17), quem também tem sido beneficiada é a classe artística. Além das apresentações culturais, a Sala Multimeios recebeu o primeiro curso de capacitação. Até esta quarta (19), os entusiastas por criação e editoração de partituras estarão se aprimorando na arte por meio do curso “Produção e Criação Musical Multimídia”, conduzido pelo Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli.
Além de exposições, os demais espaços, da área externa até o subsolo, foram contemplados com as seguintes apresentações: Banda Sinfônica Municipal de Uberlândia, We Dance, Congado Quilombo dos Palmares, Atividança, Alex Academia de Dança, violino, Cia It, Casa IT, Udi Jazz Big Band, Grupo DMG e Orquestra Sesc de Viola.
Uma programação especial foi preparada e segue nesta quarta-feira (19) à noite, com uma pequena amostra da imensa diversidade cultural de Uberlândia. (Confira a programação completa abaixo).
Centro Municipal de Cultura
Em outubro de 2018, o prédio que abrigava a antiga sede do Fórum Abelardo Penna foi doado ao Município. A ordem de serviço para reforma do Centro Municipal de Cultura foi assinada em junho do ano passado. Orçado em R$ 1,3 milhão, o início da transformação ficou sob responsabilidade da construtora licitada Martins Medeiros, proporcionando leveza, diversidade, arte e, ao mesmo tempo, preservando a estrutura da edificação tombada. Para isso, desde junho de 2019 foram realizadas intervenções internas e externas sem que fossem construídas paredes ou alterados os aspectos históricos do prédio.
Obras de arte como telas, esculturas e pinturas foram doadas pela classe artística e transformaram a dureza brutalista da arquitetura original em expressão. Logo nas janelas, vê-se um novo colorido, em contraste com o concreto cru das paredes externas do prédio.
Mudaram para o local a Biblioteca Municipal Juscelino Kubitschek, Banda Municipal e Secretaria Municipal de Cultura. Além disso, a cidade ganhou espaços de inclusão para deficientes físicos e visuais, Sala Multimeios, Espaço infanto-juvenil Vovó Caximbó, o Cineteatro Nininha Rocha, a Galeria de Artes Iolanda Lima, a Esplanada Pena Branca e Xavantinho e o Memorial da Cultura Afro-Brasileira Charqueada, além de diversos ambientes para exposições, realização de eventos, oficinas e cursos.
Na área externa, um parque infantil, mesas para jogos e academia ao ar livre levam esporte e diversão a toda a família. Em uma segunda etapa, o ambiente receberá revitalização das pedras portuguesas, manutenção das grades, portões eletrônicos, além da construção e uma guarita, orquidário e pista de skate.
Confira a programação para o último dia de evento:
Dia 19 de fevereiro (quarta-feira) – 19h
Área externa: Banda Municipal, Coletivo Semente de Fogo e Grupo de Folia de Reis
Biblioteca Municipal: Berg Cia de Dança
Espaço Gourmet: Grupo Congado Moçambique de Belém
Hall da Secretaria Municipal de Cultura: Cia de Dança Cigana nana Gonzaga
Esplanada Pena Branca e Xavantinho: Grupo Junino Forrozarte
Sala de ensaios da Banda Municipal: Banda Sinfônica Municipal de Uberlândia
Final da rampa de acesso: Trio de Metais da Banda Municipal
Cineteatro Nininha Rocha: Apresentação de dança com Claudia Nunes e UAI Q Dança
Palco da área externa: Quinteto do Samba convida Samba de Vera no palco da área externa
Não Perca!
O quê: Inauguração do Centro Municipal de Cultura
Onde: Praça Professor Jacy de Assis, s/n, Centro (ao lado do Terminal Central)
Quando: Quarta-feira (19), a partir das 19h
Entrada gratuita!