Notícias

Nascentes recuperadas pelo Programa Buriti são visitadas pela Abha

Equipe técnica da entidade conheceu propriedades atendidas com o trabalho de recuperação ambiental
18 de fevereiro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Nesta terça-feira (18), representantes da Associação da Bacia Hidrográfica do Araguari (Abha – Gestão de Águas) visitaram áreas de nascentes em seis propriedades rurais recuperadas pelo Programa Buriti, a partir de uma parceria realizada em 2019 entre a Abha e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

A parceria consiste no plantio e manutenção de 18 mil mudas e na execução de 8,6 mil metros lineares de cerca em APPs de propriedades que possuem nascentes do rio Uberabinha e ribeirão Bom Jardim. Ao todo nove propriedades estão sendo atendidas pela parceria, três em Uberlândia e seis em Uberaba (justamente as que foram visitadas hoje). A ação contempla o município vizinho porque 40% da área do ribeirão Bom Jardim e do rio Uberabinha estão dentro de seu limite.

De acordo com o supervisor do Programa Buriti, Masterson Ferreira, a visita demonstra o bom resultado das ações. “Em dezembro foi feito o plantio das mudas e hoje podemos comprovar que o resultado superou as expectativas. As chuvas ajudaram no crescimento das espécies e, consequentemente, na recuperação das áreas de preservação”, destacou.

Ao visitar as áreas de nascentes, os analistas ambientais da Abha, Cristiane Turlon e Hygor Evangelista Siqueira destacaram que o trabalho do plantio e cercamento da área de preservação foi muito bom. “Pelos resultados apresentados, a parceria tem sido produtiva e, no que depender da Associação, deve continuar”, destacou Cristiane Turlon.

Parceria

O investimento de R$ 400 mil é custeado pela Abha e o Programa Buriti acompanha, orienta e fiscaliza a ação.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também