Nesta quinta-feira (20), os servidores do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) participaram de uma capacitação sobre ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Eles receberam informações para identificar os possíveis focos e pontos de atenção no local de trabalho. Desde dezembro, um intenso trabalho de vistoria e mapeamento tem sido realizado através da Comissão Permanente de Combate a Focos do Mosquito Transmissor da Dengue (CPCD), em 52 unidades do Dmae, como elevatórias de esgoto, reservatórios de água e unidades descentralizadas.
A criação da comissão e as capacitações realizadas pelo Dmae têm ampliado o conhecimento e mobilizado os servidores, gerando assim, multiplicadores no combate ao mosquito. Segundo o Dmae, com a iniciativa as equipes puderam identificar problemas e tomar as providências necessárias para evitar novos focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.
Novidade
A Prefeitura de Uberlândia lançou no fim do ano passado o aplicativo “Udi sem Dengue”, que é um canal de comunicação entre a comunidade e o Programa de Controle da Dengue. Por meio do aplicativo, a população pode enviar fotos e mensagens alertando as equipes sobre possíveis criadouros do mosquito.