Notícias

Dmae inicia projeto piloto de medição de consumo à distância

Iniciativa está sendo implantada em 40 locais de grande consumo, como indústrias, comércios e condomínios
26 de fevereiro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Comunicação Dmae

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) começou a implantar a medição de consumo por leitura remota em 40 consumidores de Uberlândia por meio da tecnologia Internet das Coisas (IoT), que consiste no hidrômetro equipado com sensor e um transmissor. O projeto piloto destinado aos grandes consumidores visa monitorar o consumo diário à distância, detectar vazamentos internos e constatar qualquer irregularidade no medidor.

Nesta fase de testes, com duração de seis meses, o Dmae fará a medição remota por meio de duas leituras diárias e acompanhamento dos dados via web. A autarquia vai continuar utilizando os serviços dos leituristas para comparar os dados e emitir a fatura mensal de consumo de água/esgoto. Dentre os locais em que o sistema de medição remota foi instalado estão fábricas localizadas no Distrito Industrial e condomínios residenciais nos bairros Copacabana e Jardim Holanda. Apenas os grandes consumidores farão parte deste projeto piloto.

Segundo o Dmae, após o período de testes, os resultados serão avaliados. O intuito é fazer grande uso desta tecnologia no futuro, justamente pelas facilidades que ela oferece, como a rapidez, monitoramento dos hidrômetros à distância e a leitura em locais de difícil acesso. Além disso, a medição remota traz como benefícios a facilidade de acompanhar o consumo diariamente, detectar vazamentos internos e constatar irregularidades como uma possível violação do hidrômetro.

Dmae Digital

O uso da medição remota é uma das iniciativas que integram o Dmae Digital, com o objetivo de oferecer facilidades e comodidades aos munícipes. No ano passado, a autarquia passou a oferecer serviços como a emissão de segunda via pelo Zap da Prefeitura (34 99774-0616); um novo visual para o site e a aprovação do projeto hidrossanitário num clique pela internet. 

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também