A educação é uma das prioridades da Prefeitura de Uberlândia. Tendo em mente que a alimentação é essencial ao bom aprendizado, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Programa Municipal de Alimentação Escolar, está sempre aprimorando a merenda escolar dos aproximadamente 70 mil alunos da rede municipal. Para este ano, uma das novidades são as novas frutas inseridas no cardápio: abacate, abacaxi, maracujá e mexerica.
“Mais uma vez, recebemos a determinação do prefeito Odelmo Leão de disponibilizar a melhor merenda possível aos nossos estudantes. As crianças precisam ser bem alimentadas, pois, dessa forma, o processo de aprendizagem se dá de modo mais efetivo”, disse a secretária de Educação, Tania Toledo.
Serão entregues, por mês, aproximadamente 8,5 toneladas das novas frutas às 121 unidades da Prefeitura de Uberlândia.
Os itens são ofertados pela Agricultura Familiar e somam um total de 23 variedades de alimentos, entre frutas, verduras, mel e tubérculos. A oferta é de mais de 420 toneladas desses itens até o final do ano. O segmento é atendido principalmente por famílias da zona rural, que fornecem ingredientes provenientes da agricultura familiar.
Todas as aquisições de hortifrútis obedecem à Resolução 26/2013, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O documento regulamenta que, do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), pelo menos 30% devem ser utilizados na aquisição de gêneros provenientes da agricultura familiar.
Alimentação rica em nutrientes
Além dos hortifrútis, que enriquecem a alimentação das crianças, também compõem a merenda escolar 20 itens básicos que continuarão sendo distribuídos durante todo o ano, como arroz, feijão, suco de caju e macarrão. Proteínas, como a carne bovina, já foram entregues às cantinas das escolas e também farão parte do cardápio a carne suína, filé de peito de frango e filé de coxa e sobrecoxa.
Lanches para cada idade
Para garantir lanches adequados aos alunos, a SME conta com uma equipe de nutricionistas que desenvolve cinco tipos de cardápios, para o ensino infantil integral e parcial e para o ensino fundamental. Uma das novidades é que o cardápio, que antes era elaborado anualmente, será entregue mensalmente às escolas, proporcionando variedade na alimentação das crianças. Além disso, as escolas também são preparadas para atender alunos com diferentes características nutricionais, como intolerância à lactose, diabetes e hipertensão.
Datas comemorativas têm lanches especiais
Para tornar os lanches ainda mais atrativos, a SME disponibiliza lanches diferenciados pelo programa Datas Comemorativas. Para o mês de junho, por exemplo, quando ocorrem as festas juninas estão previstas entregas de amendoim, milho amarelo para canjica e milho para pipoca. O mesmo ocorre em outras ocasiões, como o Dia das Crianças e Páscoa.